A Paraíba o tempo todo  |

Procon-PB quer que bancos cumpram lei que inutiliza dinheiro

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) promoveu uma reunião com representantes de instituições bancárias, na manhã desta terça-feira (16), para discutir o cumprimento da lei que torna obrigatória a instalação de dispositivos em caixas eletrônicos que inutilizem as cédulas em caso de violação desses equipamentos.

A coordenadora do Procon-PB, Késsia Liliana Cavalcanti, afirmou ser fundamental preservar o direito do consumidor ante essa modalidade de crime. “A lei já vem sendo cumprida, no entanto precisamos avançar ainda mais. É preciso que as instituições, em sua totalidade, instalem esses dispositivos a fim de desmotivar esse tipo de ação criminosa e, assim, dar segurança ao consumidor”, disse. “É uma questão que não é apenas de polícia. Por isso, cada um de nós precisa fazer a sua parte”, prosseguiu.

Odon Bezerra, representante da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), disse ter ficado muito satisfeito com o encontro. “Essa reunião foi, antes de tudo, buscar construir uma política de proteção ao consumidor. Os representantes das instituições compareceram e perceberam a importância da instalação desses dispositivos para desmotivar a ação dos criminosos. É um problema que vem ocorrendo em todo o País, devendo ser enfrentado por todos nós”, destacou.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 24, que deverá contar também com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). “Após essa reunião, iremos intensificar as fiscalizações em todo o Estado e aplicar o que prevê a lei, a fim de garantir o direito do consumidor paraibano”, finalizou Késsia Liliana, lembrando que foi solicitado aos representantes das instituições um relatório sobre a quantidade de caixas eletrônicos na Paraíba e o número dos que contam com dispositivos para inutilizar as cédulas em caso de violação.

Participaram da reunião com o Procon-PB representantes das seguintes instituições bancárias: Banco Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe