Categorias: Paraíba

Procon-PB orienta sobre compras on-line para o Dia das Mães

Com o fechamento do comércio para evitar a disseminação do coronavírus, as compras on-line ou por telefone passaram a ser uma alternativa para os consumidores. Para orientar as pessoas que desejam comprar o presente do Dia das Mães, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) preparou algumas dicas para que tudo seja feito de maneira segura e sem sair de casa.
Primeiramente, o consumidor deve sempre pesquisar antes de efetuar a compra. Procure no site do Procon-PB pesquisas de produtos mais demandados nessa época ou, ainda, acesse o aplicativo “Preço da Hora” e veja os preços dos produtos nas últimas 24h.

Segurança – Ao escolher a empresa para compra do presente, procure no site por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro” e observe se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte superior ou na barra de endereços. Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço. Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (Spam). Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site (Espaço para que os clientes opinem sobre produtos, organização de categorias e navegação fácil, interação em redes sociais, etc)

Direito de arrependimento – Se o optar pela compra fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, etc), terá o direito de 7 dias para se arrepender e, nesse caso, poderá pedir o cancelamento, bem como a devolução dos valores eventualmente pagos, inclusive do frete, se houver.

Garantia legal – Todo produto tem garantia legal. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para o consumidor fazer sua reclamação:
– 30 dias para os produtos e serviços não-duráveis (ex. calçados, roupas, brinquedos, faxina, etc)
– 90 dias para produtos e serviços duráveis (eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos eletrônicos, etc.)

Compra não entregue no prazo – Se a compra não for entregue na data prevista, o consumidor poderá solicitar a entrega forçada da mercadoria ou aceitar outro produto equivalente, ou, ainda, pedir cancelamento do contrato com a devolução da quantia eventualmente paga.

Compra de flores e cestas de café da manhã – São presentes que agradam e emocionam, mas em ambos os casos, sendo a compra em loja física ou internet, é importante que o consumidor observe o valor final da compra e o que está inserido nele. Por exemplo: custos de embalagens, arranjos e entrega. Para cada um dos serviços efetuados, a empresa deve discriminar na etiqueta com as informações obrigatórias como composição e prazo de validade.

Forma de pagamento – Pode haver uma diferença entre o valor pago à vista ou parcelado no cartão. Essa informação deve ser clara, precisa e ostensiva ao consumidor antes de efetuar a compra. Vale lembrar que o fornecedor não tem obrigação de conceder o desconto, pois a lei autoriza apenas a diferenciação de preço.

Nota fiscal – Exija a nota fiscal, pois ela é o comprovante da compra realizada. Além disso, a nota fiscal possibilita ao consumidor usufruir dos seus direitos, caso o produto apresente algum defeito.

Dúvidas, reclamação ou denúncia, ligue 151.

 

Redação com Secom/PB

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026