Procon-JP fiscaliza lojas do comércio central e dos shoppings da Capital na Operação Final do Ano 2023

PUBLICIDADE

A Operação Final do Ano 2023 do Procon-JP já visitou 62 lojas instaladas no comércio central e nos shoppings da Capital. A inspeção, que iniciou nesta terça-feira (12) e se estende até o próximo dia 22, está verificando o cumprimento das leis que regulam a relação de consumo. O objetivo é o de garantir que o consumidor tenha o máximo de segurança possível nesse momento em que há aumento do consumo no comércio físico da Capital devido às festas natalinas.

O Procon-JP está verificado irregularidades como precificação na vitrine e na etiqueta; disponibilização do exemplar do CDC ao consumidor; publicidade enganosa (preço de promoção no encarte que não ‘bate’ com o do produto no caixa); limitação do valor mínimo para pagamento parcelado no cartão de crédito; descumprimento à legislação que obriga o estabelecimento a fornecer informações ao consumidor de forma clara e precisa e em local visível; entre outras.

O secretário Rougger Guerra pontua que a intensificação das fiscalizações nessa época do ano é necessária para garantir os direitos legais básicos do consumidor. “Além disso, também trabalhamos para prevenir futuros problemas com a divulgação de dicas e de orientações preventivas para as compras do final de ano, e da realização de pesquisas de preços para produtos das festas natalinas e do Réveillon”, frisou.

Ele ressalta, ainda, que os fiscais do Procon-JP estão percorrendo as lojas atentos a todos os detalhes para garantir que nenhuma irregularidade passe despercebida. “Estamos garantindo a aplicação de leis básicas que regem a relação de consumo. E já adianto que aplicaremos o rigor da lei para quem for pego cometendo algum tipo de irregularidade”, comentou.

Penalidades – As penalidades previstas em lei para os estabelecimentos que descumprirem a legislação englobam multas, além da possibilidade da suspensão temporária das atividades. As empresas autuadas têm 10 dias úteis para procederem a defesa junto ao Procon-JP.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder de facção criminosa do RN é preso em condomínio de luxo na Grande João Pessoa

Um dos principais líderes de uma facção criminosa que atua em Pipa, no Rio Grande…

22 de dezembro de 2025

Incêndio atinge loja de bolos na Grande João Pessoa e deixa funcionário ferido

Uma loja de bolos localizada em Santa Rita, na Grande João Pessoa, foi atingida por…

22 de dezembro de 2025

Homem é preso com armas e drogas após ameaçar companheira em Campina Grande

Um homem foi preso na noite do domingo (21) no Sítio Monte Alegre, distrito de…

22 de dezembro de 2025

Ação da PM resulta em apreensão de entorpecentes no bairro de Mangabeira

A Polícia Militar realizou uma apreensão de drogas na comunidade da Feirinha de Mangabeira, na…

22 de dezembro de 2025

Chamas destroem barraca de recicláveis e ameaçam residência na Zona Sul de JP

Um incêndio foi registrado na noite desse domingo (21) em um terreno localizado na comunidade…

22 de dezembro de 2025

SEGUNDA-FEIRA ‘D’: entre Lucas Ribeiro e Cícero Lucena, Felipe Leitão decide hoje quem apoiar para o governo da PB em 2026

Nesta segunda-feira (22), os olhos da política paraibana se voltam para João Pessoa. É que…

22 de dezembro de 2025