Uma fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira, dia 20, pelo Procon de João Pessoa no comércio resultou em seis autuações. A inspeção ocorreu em 13 lojas e as punições ocorreram porque os estabelecimentos comerciais não indicavam claramente aos consumidores desconhecerem a necessidade a exigência do pagamento da taxa de montagem dos móveis.
A chefe de fiscalização do Procon-JP, Salete Estevam, frisou que nos últimos dias vários consumidores procuraram o órgão para reclamar que somente após fecharem a compra de móveis é que ficavam sabendo que a montagem era feita por outra empresa e que tal serviço necessidade do pagamento de uma taxa.
A falta de informação clara e precisa ao consumidor sobre a prática de fornecimentos de produtos e serviços fere o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1998), no artigo 31º, além do artigo 13, do Decreto Federal nº 2.181/97.
Os estabelecimentos autuados terão um prazo de dez dias para apresentarem defesa. O Procon-JP vistoriou os estabelecimentos para verificar se eles informam a terceirização do serviço e a cobrança da taxa, o que acarretou as autuações.
Salete Estevam frisou que o consumidor deve ficar atento e procurar se informar sobre a cobrança da taxa, pois algumas lojas de móveis fiscalizadas oferecem o serviço de montagem gratuitamente.
Da Redação
Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…
O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…
Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…
A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…
A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…
Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…