Categorias: Paraíba

Primeiras-damas do Estado e de JP visitam Museu do Artesanato Janete Costa e discutem parcerias

PUBLICIDADE

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e a primeira-dama do município de João Pessoa, Lauremília Lucena, visitaram, nesta terça-feira (13), o Museu do Artesanato Janete Costa, cujo prédio foi restaurado pelo Governo do Estado. Elas aproveitaram o momento para dialogar sobre parcerias que podem trazer avanços para o artesanato da Paraíba. O Museu possui mais de mil peças produzidas por artesãos paraibanos e fica aberto para a visitação, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins destacou a preocupação e o empenho do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa na valorização do artesanato local. “Essa visita ao Museu do Artesanato Janete Costa com a primeira-dama Lauremília Lucena é muito importante, porque ela representa o cuidado e o carinho que temos com o nosso artesanato. O diálogo está aberto para futuras parcerias que tragam mais desenvolvimento e geração de renda para este segmento econômico. O Museu está lindo e indico aos turistas e paraibanos que venham conhecer”, disse Ana Lins.

A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, parabenizou a nova estrutura do Museu e ressaltou a importância do trabalho conjunto em prol do artesanato e da economia. “Estou encantada com a nova estrutura, as peças estão muito bem cuidadas e este espaço está expondo, realmente, belas obras do nosso artesanato. Quero parabenizar a primeira-dama e queremos fazer parcerias que ajudem a desenvolver o artesanato, gerar renda e movimentar a economia e o turismo de João Pessoa e do estado”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, falou sobre a satisfação de receber a visita das primeiras-damas no Museu do Artesanato Janete Costa. “É com muita alegria que temos o apoio da primeira-dama do estado, do governador João Azevêdo e, agora, vem a somar neste apoio a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena. Ela é uma pessoa sensível ao artesanato, preocupada com o desenvolvimento do artesão e que visa à melhoria da qualidade do artesanato para atender os turistas e também para que o paraibano possa ter esse sentimento de valorizar, cada vez mais, o artesão local”, frisou.

“Já estamos sentindo uma resposta positiva dos turistas e das pessoas da cidade que têm começado a frequentar o Museu. Hoje recebemos essa visita super especial das primeiras-damas, o que reflete uma parceria extremamente positiva, uma vez que o Museu é um equipamento do Estado, mas se encontra aqui em João Pessoa e o fluxo turístico na cidade traz o visitante para este local. O Museu está no melhor estado possível, cheio de obras lindas”, afirmou o diretor do Museu do Artesanato, Fábio Morais.

Museu do Artesanato Janete Costa – A edificação histórica do Museu do Artesanato é composta por hall de entrada, recepção, sete salas de exposição, copa, terraço, lavabos e depósito. Na área externa funcionam a loja para comercialização de alguns produtos, biblioteca, curadoria do Artesanato, sala de reunião, sala de artes plásticas, lavabos, almoxarifado, oficina e depósito.

A obra de restauração recebeu investimentos de aproximadamente R$ 584 mil e manteve a originalidade do prédio tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). O Museu homenageia personalidades paraibanas, como Ariano Suassuna, Goretti Zenaide e mestre Zefinha de Pitimbu. O alpendre do Museu leva o nome de Goretti Zenaide – o “Terraço GZ”. No espaço, o turista tem à disposição uma bodega, com produtos típicos da gastronomia paraibana, como rapadura, cocada, cachaça, licor, queijos e temperos.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024