Previdência fará ‘pente-fino’ em 800 mil benefícios temporários; auxílio doença na mira

PUBLICIDADE

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (5) que o governo fará um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), a partir de agosto deste ano.

Segundo ele, há uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada dois anos. Entretanto, no caso dos benefícios temporários, o processo não era realizado desde 2019.

A meta é checar a validade dos benefícios que estão vigentes há mais tempo.

“Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, ele tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício”, disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

O ministro explicou, posteriormente, que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, pois alguns casos serão resolvidos somente com o cruzamento de dados cadastrais.
De acordo com ele, não haverá uma convocação automática de todos os beneficiários para essa revisão, o que, se implementado, geraria filas nos postos de atendimento. Ele explicou que o processo será gradativo.
“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. [Vai ser] principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários’, acrescentou o ministro.
O objetivo do governo é abrir espaço no orçamento para os gastos livres dos ministérios, pressionados por conta do limite do arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas, e também tentar cumprir a meta de zerar o rombo das contas do governo neste ano.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que, por conta do arcabouço fiscal, a regra para as contas públicas, será necessário fazer um bloqueio de R$ 25,9 bilhões em gastos.

1,36 milhão de benefícios temporários

Em maio deste ano, segundo números do Ministério da Previdência Social, o estoque (número total) de benefícios temporários (incapacidade administrativa e análise administrativa) em vigor somava 1,36 milhão.

A iniciativa se soma a outras revisões de cadastro que o governo vem fazendo nos últimos meses, como a de beneficiários do Bolsa Família e de benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

G1

Últimas notícias

“Nem Cícero, nem Lucas”: RC critica alinhamentos, defende candidatura própria do PT na PB, mas não se coloca no páreo

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), defendeu que o Partido dos Trabalhadores lance candidatura…

9 de março de 2026

João Azevedo minimiza reunião de Cícero Lucena com direção nacional do PT e reforça alinhamento do partido com base

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), minimizou a viagem do prefeito e…

9 de março de 2026

Galdino diz que ainda não foi chamado para discutir vice de Lucas Ribeiro e prevê definição “nos 45″ do segundo tempo”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (9)…

9 de março de 2026

Orquestras Sinfônicas da Paraíba iniciam inscrições para seleção de músicos bolsistas

Começaram nesta sexta-feira, 6 de março, as inscrições para a seleção de músicos que vão…

9 de março de 2026

Dez mil estudantes do IFPB são beneficiados com equipamentos e investimentos viabilizados por Ruy

Os novos espaços de lazer e convivência do Campus João Pessoa do Instituto Federal da…

9 de março de 2026

Ministério Público e órgãos ambientais miram propriedades privadas com desmatamento ilegal na Caatinga

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), em parceria com órgãos ambientais, forças de fiscalização e…

9 de março de 2026