Categorias: Paraíba

Presidiárias de João Pessoa e Cajazeiras concluem cursos profissionalizantes

 Mais 40 presidiárias de unidades penais de João Pessoa e Cajazeiras concluíram cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na sexta-feira (23), 20 reeducandas do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, na Capital, concluíram o curso de “Corte e Escova”, enquanto outras 20 apenadas da Cadeia Feminina de Cajazeiras concluíram o curso de “Embelezamento de mãos e pés”, na quinta-feira (22).

 

O curso de “Corte e Escova” teve duração de 40 horas aula e vai disponibilizar certificados iguais aos que o Senac entrega no fim dos cursos fora das unidades penais. O presídio feminino da Capital foi uma das unidades penais que mais recebeu cursos profissionalizantes, o que agradou a diretora Cinthya Almeida, “Lutamos para receber o maior número de cursos possível. Nossas internas tiveram a oportunidade de se aprimorar na cozinha, com os cursos de doces e salgados e pizza, por exemplo, e agora podem também cuidar da beleza, se essa for a vontade delas. Daqui sairão grandes profissionais” comemorou a diretora.

Já na quinta-feira (22) houve início e conclusão de cursos no interior do Estado. Enquanto na Penitenciária Padrão de Campina Grande 20 detentos iniciaram o curso de “Cozinha básica” oferecido pelo Senac e que já foi ministrado em outras unidades penais, na Cadeia Feminina de Cajazeiras 20 presidiárias concluíram o curso de “Embelezamento de mãos e pés”. Uma das alunas disse que foi ótimo fazer o curso. “Antes de vir para cá eu já trabalhei como manicure e pedicure, mas não sabia fazer metade do que aprendi aqui. Se Deus quiser, quando estiver lá fora, vou ser uma profissional melhor e espero nunca mais voltar para cá”, destacou.

Os cursos profissionalizantes já formaram centenas de apenados de todo o Estado e a expectativa é profissionalizar cerca de mil detentos e familiares até dezembro. A iniciativa faz parte do programa “Cidadania é liberdade”, desenvolvido pelo Governo do Estado desde o ano passado. Nas unidades penais também são promovidas ações nas áreas de saúde, educação, trabalho, cultura e família.

 

 

 

Secom-PB

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026