O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão, advertiu as autoridades federais e estaduais para um problema por ele encontrado na transposição de águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional: o Rio Piranhas está totalmente assoreado em vários trechos, mas o mais grave deles é no trecho que cruza as várzeas de Sousa no sentido Oeste-Leste.
Fernando Catão é um dos integrantes da comitiva da Assembleia Legislativa que inspeciona as obras de transposição de águas do Rio São Francisco na Paraíba e em Pernambuco.
É pelo leito do Rio Piranhas que o Estado do Rio Grande do Norte vai receber 10 metros cúbicos de água por segundo, através do Eixo Norte da transposição. “O problema é de muita gravidade e precisa de uma solução urgente”, afirma Catão.
Catão não é leigo quando o assunto é transposição. Engenheiro civil por formação, foi ele que reivindicou ao então presidente Fernando Henrique Cardoso a criação do Eixo Leste da transposição que beneficia a Paraíba com uma entrada de água através da Serra do Jabitacá, em Monteiro.
Segundo Catão, se forem jogados 10 metros cúbicos de água por segundo no leito do Rio Piranhas haverá uma inundação que atingirá boa parte do Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa, prejudicando os pequenos produtores de frutas, verduras e legumes.
Para solucionar o problema, Catão afirma que é preciso, em primeiro lugar, fazer o desassoreamento do Rio Piranhas em toda a sua extensão e fazer a manutenção permanentemente a partir da chegada das águas do São Francisco.
Para o presidente do TCE, o Governo do Estado deve levar o problema para as autoridades nacionais para que o Ministério da Integração Nacional possa receber um projeto e liberar recursos para a limpeza da calha do Rio Piranhas.
O problema – Ao longo do seu curso, o Rio Piranhas tem bancos de areia e barro enorme em seu leito. Isso tornou o Rio tão raso que em alguns trechos ninguém sabe, ao certo, onde está a calha do Piranhas. “Esse é um problema muito sério e deve ser discutido imediatamente”, observa Catão.
O deputado Francisco de Assis Quintans (DEM), que coordena a comitiva da Assembleia Legislativa que inspeciona as obras de transposição do São Francisco, disse que essa denúncia constará do relatório que será elaborado por ele.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…