Categorias: Paraíba

Covid-19: presidente do CRM-PB vê politização do uso da cloroquina

Sem eficácia comprovada no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), o medicamento Cloroquina tem sido tema de debate na comunidade científica, além de ter seu uso contestado na comunidade médica e dividir opiniões na sociedade. O presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano, acredita que surgiu em torno da medicação um conflito político.

Nesta quarta-feira (20), após o Brasil incluir a droga no protocolo de atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta sobre os efeitos colaterais que podem ser desencadeados pelo uso da medicação. Para Roberto Magliano, o medicamento deve ser usado, no entanto, de acordo com a avaliação individual de cada paciente. “Essa questão da cloroquina, na minha maneira de ver, está sendo politizada e não é bom quando isso acontece. Já aconteceu com o distanciamento e agora está acontecendo com a cloroquina”, observou o presidente do CRM-PB.

Magliano revelou que Conselho Federal de Medicina já emitiu parecer sobre o uso da droga. Segundo ele, existem evidências científicas e publicações mostrando que a droga não tem efetividade no tratamento do coronavírus. “Muito médicos no Brasil tem insistido em utilizar e é claro que é uma droga que está disponível no mercado e os profissionais de saúde que assim o desejarem poderão prescrever, explicando aos pacientes quais os riscos e benefícios do medicamento”, declarou Roberto. O presidente acrescentou ainda que deverá haver um duplo entendimento: por parte do médico, que percebe a necessidade de prescrever; e por parte do paciente, que precisa decidir se tem o interesse em tomar a medicação, ciente dos efeitos colaterais que possam acarretar.

O líder do CRM na Paraíba ressaltou a necessidade de resguardar a autonomia do profissional de medicina diante da possibilidade de prescrever ou não a cloroquina. “É preciso que seja feita uma receita médica e nós, particularmente, não concordaríamos se essa medicação fosse entregue por um político diretamente a um paciente”, concluiu o presidente.

 

PB Agora

Últimas notícias

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026

Estação Cabo Branco tem programação de Carnaval para crianças e familiares

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes preparou uma programação especial para quem…

8 de fevereiro de 2026

Opinião | Wilson Filho no tempo certo e no lugar certo

A política é feita de movimentos silenciosos, lealdades bem calculadas e, sobretudo, de timing. E…

8 de fevereiro de 2026