A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da Famup comemora recorde de participações em qualificação na área da Saúde

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizou nesta quarta-feira (23), mais uma capacitação de prefeitos e servidores através do programa CNM Qualifica.

A área abordada hoje foi a da Saúde, onde a doutora em Psicologia Social e doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC Carla Albert pôde abordar temas importantes para os municípios, como o Programa Médicos Pelo Brasil, uso e manuseio do DataSUS e e-Gestor, assim como possíveis arranjos para a melhor utilização dos recursos liberados para a Saúde, entre outros temas de grande importância para as gestões municipais.

De acordo com o prefeito da cidade de Sobrado e presidente da Famup, George Coelho, o programa CNM Qualifica, especialmente este que abordou a área da Saúde, é de extrema importância já que, de acordo com ele, esta é uma questão bastante problemática em todos os municípios brasileiros. Ele também comemorou o recorde de participação dos municípios no seminário.

“Essa é uma questão muito melindrosa, nós gestores temos muita dificuldade principalmente com a Saúde e Educação, mas a Saúde fica em primeiro lugar porque se você não tiver saúde você não funciona. Então quando a gente traz uma qualificação para que aquele gestor e os servidores que trabalham na área tenham mais informações e também saibam onde buscar mais recursos e como colocar em prática boas gestões, a gente tá fazendo com que pelo menos se melhore a contribuição pros municípios. O Qualifica traz isso, como ele também faz em outras áreas, mais hoje estamos batendo um recorde de 214 municípios participando desse evento e isso é muito importante pois a Saúde é o ponto mais crítico que existe pra nós gestores” pontuou.

Segundo o prefeito Jarbas Melo, de Pedra Lavrada, muitas vezes a falta de informação também acaba por prejudicar os investimentos em determinada área. Com isso, qualificações como a realizada hoje servem para que tanto gestores quanto servidores possam colher conhecimento.

“Eu sempre procuro estar presente nestes eventos, procuro trazer o secretário para que a gente possa ter a consciência que a gestão pública ela tá em um novo patamar, em um novo momento e a gente enquanto gestores tem que acompanhar isso” disse.

Outro prefeito que também esteve presente e da mesma forma bateu na tecla da importância da qualificação, foi o gestor da cidade de Itabaiana, Lúcio Flávio, que também é médico e declarou que sabe o quanto a carência de recursos e a dificuldade pelas quais os municípios passam afetam o atendimento na área da Saúde.

“Eu também sou médico e sei o quanto a gente precisa de um bom desenvolvimento nessa área nos nossos municípios pois vivemos um eterno corre-corre diário pra procurar atender da melhor forma possível quem nos procura e pelas dificuldades que os municípios passam pela carência de recursos a gente tem que cada vez mais se qualificar para que a gente possa dar um atendimento melhor com os recursos que são escassos no momento não deixando a nossa população sem o atendimento” reforçou.

A questão da dificuldade por conta do pouco repasse do governo federal é unânime entre os gestores que estiveram presentes no evento. Todos relataram que os municípios têm que acrescentar recursos próprios na Saúde para que a população possa ser assistida.

O prefeito Benício da cidade de Pilar foi um dos que reforçou essa tese.

“O Qualifica Saúde é de extrema importância para que os gestores e servidores sejam capacitados a aplicar os recursos com mais eficácia, num momento de crise como esse, num momento de mudanças, onde vai haver mais uma mudança no próximo ano na forma de investimento na área, esse evento de hoje serve para capacitar-nos para que a gente tenha nesse momento de crise uma eficácia maior na aplicação dos recursos destinados a saúde pública dos municípios” disse.

Quem também esteve presente no CNM Qualifica desta quarta-feira foi o prefeito Nivaldo, da cidade de Umbuzeiro. No município, o gestor informou que após as presenças nos eventos promovidos pela Famup, até a qualidade no atendimento à população tem melhorado.

“Ninguém em um curso somente sai preparado para enfrentar todos os problemas que uma secretaria por exemplo, que é uma área técnica vai demandar, então a Famup após a eleição do prefeito, amigo nosso, George de Sobrado tem investido muito na qualificação do pessoal isso é um ponto muito positivo e a gente percebe que a qualidade no atendimento também tem melhorado quando a gente vem aqui para essa troca de experiências e essa troca de vivências” avaliou.

Já o prefeito Nen, da cidade de Arara parabenizou a iniciativa da Famup e destacou a importância das capacitações para que tudo seja feito da maneira correta, de acordo com o que rege os órgãos de fiscalização.

“Para mim como gestor assim como para minha equipe técnica nós vemos a necessidade de capacitação já que sabemos que tudo anda com recursos, mas sabemos também que tudo que diz respeito à gestão tem as suas leis que são muito importantes e se nós não nos basearmos nas leis as coisas não funcionam, você corre o risco de ser pego principalmente pelo Tribunal de Contas e o Ministério Público” declarou.

Por sua vez o prefeito Paulo da cidade de Juripiranga corroborou com a opinião dos colegas e acrescentou a necessidade de gestores e servidores se prepararem para as mudanças anunciadas pelo governo federal.

“Eu participo de vários eventos do Qualifica e quando George foi eleito isso aí foi uma das coisas que eu conversei com ele, de que é importante a capacitação dos gestores e do seu corpo técnico. Eu acho até que estando como prefeito a gente tem que ter conhecimento até para poder cobrar dos nossos técnicos e servidores um resultado melhor, então a qualificação ela é fundamental, nesse de hoje principalmente relacionado a área de saúde pois vão haver muitas mudanças a partir do próximo ano onde estão previstas novas portarias, mudanças de metodologias, mudanças de financiamento e hoje esse é o momento de se discutir tudo isso, tirar as dúvidas e ficar preparado para o que vamos ter no futuro” observou.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe