A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da Embrapa prestigia posse da chefe-geral da Embrapa Algodão

Pela primeira vez em Campina Grande, a presidente da Embrapa Sílvia Masshurá (Brasília-DF), participa na próxima segunda-feira (18), da cerimônia de posse da nova chefe-geral da Embrapa Algodão, Nair Helena de Castro Arriel. A posse acontece , às 9 horas, na sede da Unidade, em Campina Grande.

Nair assumiu o cargo a partir de 1° de agosto, após processo seletivo iniciado em março. O mandato será de dois anos, prorrogável uma vez por igual período. 

A pesquisadora Nair Arriel assumiu o cargo após dois anos como chefe interina da Unidade. Entre as prioridades do seu novo mandato estão fortalecer as parcerias com as organizações públicas e privadas, visando aumentar a inserção da Embrapa Algodão no ambiente de inovação tecnológica, bem como ampliar a captação de recursos externos para financiamento da pesquisa, além de consolidar a Embrapa Algodão como referência na geração  de conhecimento, tecnologia e inovação para produção de alimentos, fibras e energia.

“Nosso maior compromisso é transformar conhecimento em tecnologias relevantes para o agricultor. Para isso, nosso portfólio de pesquisas será direcionado para temas como o uso eficiente dos recursos naturais e da biodiversidade, sustentabilidade dos biomas e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, segurança alimentar, tecnologias para cultivos na agricultura de base familiar, inteligência artificial e agregação de valor a produtos e coprodutos da agricultura”, declara. 

Segundo Nair, a Unidade trabalhará para disponibilizar e promover a adoção de novas cultivares, máquinas e implementos, processos agropecuários e práticas de manejo sustentável para melhorar a qualidade física, química e biológica dos solos em diferentes sistemas de produção e promover a expansão das áreas cultivadas e das produtividades das culturas do algodão, amendoim, gergelim, mamona e sisal, com estratégias ecorregionais para o Semiárido e o Cerrado.

No âmbito interno, a gestora planeja desenvolver novas lideranças, aumentar a motivação e a colaboração entre as equipes, valorizando as habilidades individuais. “Nossa ideia é transformar a equipe de empregados em uma rede de colaboradores interdisciplinares totalmente engajados para seguir melhorando cada vez mais nosso desempenho institucional”, afirma.

Aprimorar a gestão à distância também será um dos focos da chefe-geral da Embrapa Algodão, tendo em vista que a Unidade possui mandato nacional e está presente em 11 estados brasileiros.

Além da Paraíba, a equipe da Unidade atua nos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

Os chefes-adjuntos continuarão nos cargos – Luiz Chitarra na Chefia-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento; Daniel Ferreira, na Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia; e Adriano Cabral, na Chefia-Adjunta de Administração. 

Natural do Pará, Nair Arriel mudou-se para a Paraíba em 1993 e recebeu o título de cidadã campinense no último mês de maio. É graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Em 1987, ingressou como pesquisadora na Embrapa. De agosto de 2023 a março de 2025 exerceu o cargo de chefe-geral interina da Embrapa Algodão. Exerceu também os cargos de chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunta de Comunicação e Negócios na Unidade. 

Trabalha com temas como agricultura familiar, agroecologia, atuando principalmente com as culturas do gergelim e algodão.

 É responsável pelo programa de melhoramento do gergelim e curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de cártamo, gergelim e faveleira. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba e do programa de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe