Por pbagora.com.br

Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, tem água armazenada para dois anos. A garantia é do presidente da Aesa, João Fernandes.

Em entrevista à Rádio Campina FM, disse que mesmo Boqueirão estando perdendo a cada dia uma média de 1 a 2 centímetros devido à falta das chuvas e das águas da transposição, a situação é confortável.

Ele disse que as águas do São Francisco ainda não voltaram a ser bombeadas devido às obras nos açudes de Poções e Camalaú, que ainda devem durar de quatro a cinco meses.

Ele ainda ressaltou que quando o bombeamento voltar à sua normalidade, o paraibano pagará um adicional na conta de água devido à taxa da transposição.

– Quando as obras terminarem, teremos que avaliar quando será necessário bombear para Boqueirão. Quando esse bombeamento voltar, essa água vai ser paga e não será mais de graça. A população deve ficar tranquila que o acumulado em Boqueirão dá para abastecer Campina e as cidades vizinhas por dois anos, sem chuva e sem transposição – disse.

Atualmente o açude está com uma margem superior a 143,7 milhões de metros cúbicos.

João ressaltou que apesar da paralisação, as águas ainda estão servindo à agricultura de subsistência e que a defluência para o açude de Acauã será encerrada em breve, pois o manancial já atingiu uma boa cota, além de que se inicia o período chuvoso da região.

PB Agora

Notícias relacionadas

Equipe do Orçamento Democrático Estadual realiza visita técnica à obra da PB-034, em Alhandra

As obras de restauração da PB-034, na interligação BR-101/Alhandra/Caaporã, foram acompanhadas esta semana pelo secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, além da equipe técnica da secretaria, conselheiros e…

Vereadora lamenta determinação sobre vacinação de professores

Neste sábado (15), a vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereadora Eliza Virgínia (PP), lamentou a ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB)que acionou a justiça para que…