A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da AESA garante que água de Boqueirão abasteceria CG por 2 anos

Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, tem água armazenada para dois anos. A garantia é do presidente da Aesa, João Fernandes.

Em entrevista à Rádio Campina FM, disse que mesmo Boqueirão estando perdendo a cada dia uma média de 1 a 2 centímetros devido à falta das chuvas e das águas da transposição, a situação é confortável.

Ele disse que as águas do São Francisco ainda não voltaram a ser bombeadas devido às obras nos açudes de Poções e Camalaú, que ainda devem durar de quatro a cinco meses.

Ele ainda ressaltou que quando o bombeamento voltar à sua normalidade, o paraibano pagará um adicional na conta de água devido à taxa da transposição.

– Quando as obras terminarem, teremos que avaliar quando será necessário bombear para Boqueirão. Quando esse bombeamento voltar, essa água vai ser paga e não será mais de graça. A população deve ficar tranquila que o acumulado em Boqueirão dá para abastecer Campina e as cidades vizinhas por dois anos, sem chuva e sem transposição – disse.

Atualmente o açude está com uma margem superior a 143,7 milhões de metros cúbicos.

João ressaltou que apesar da paralisação, as águas ainda estão servindo à agricultura de subsistência e que a defluência para o açude de Acauã será encerrada em breve, pois o manancial já atingiu uma boa cota, além de que se inicia o período chuvoso da região.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe