Com menos de 19% de sua capacidade, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão é crítica. Por conta da redução do volume de água do manancial, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), decidiu ampliar o racionamento em Campina Grande.
O diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), João Fernandes, confirmou que a situação de Boqueirão é critica. Em entrevista a Rádio Panorâmica FM, João revelou que a situação dos mananciais paraibanos é crítica, mas estaria pior se não fosse a gestão eficiente desses recursos.
– A situação do Estado é crítica. Nós temos hoje aproximadamente 20% da capacidade de armazenar água no estado da Paraíba e no semiárido que é a região do interior do Estado tem menos, aproximadamente 18 – declarou João Fernandes.
Ele falou também sobre a possibilidade da Aesa assumir a gestão do açude de Boqueirão, que hoje é gerido pela Agência Nacional das Águas (ANA).
– Se a ANA decidir transferir a responsabilidade, é claro que nós vamos sentar, discutir as condições e assumirmos a responsabilidade. Agora hoje a responsabilidade das águas, dos açudes federais é da ANA – disse o diretor.
PBAgora








