Categorias: Paraíba

Prefeitura terá que realizar concurso

 Por determinação da Justiça, a prefeitura de Puxinanã, no Agreste do Estado, terá que realizar concurso público para a contratação de servidores. O prazo determinado para que a decisão seja cumprida é de no máximo seis meses.
A liminar, emitida no dia 1º de outubro, foi assinada pela juíza Adriana Maranhão Silva, da comarca de Pocinhos, em atendimento a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público.

 

Além disso, a prefeita da cidade, Lúcia de Fátima Aires (PSB) também deve declarar nulo os contratos de 77 prestadores de serviço que foram contratados sem amparo legal.

A ação foi movida pela promotora de Justiça Jovana Tabosa. Ela argumentou que as leis municipais que previam a contratação de prestadores de serviço de forma genérica foram declaradas inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Em função disso, a prefeita não podia ter efetivado a contratação dos servidores.

 

O procurador-geral de Puxinanã, Márcio Sarmento, confirmou que a administração municipal foi notificada da liminar de Adriana Maranhão Silva. Por meio de nota oficial, divulgada na tarde de quinta-feira (3), a prefeita Lúcia Aires disse que respeita a decisão judicial, mas que entrará com recurso contra ela no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A gestora afirmou ainda que a contratação dos servidores aconteceu “respeitando os limites legais exigidos”. Na liminar, a juíza mandou também que a prefeitura realize um processo seletivo para a contratação de funcionários em caráter emergencial, no prazo de 30 dias, para substituir os que terão os contratos anulados temporariamente. O objetivo é não prejudicar os serviços essenciais enquanto o concurso público é organizado.

 

Na ação, o Ministério Público também requereu à juíza de Pocinhos que seja reconhecida a prática de ato de improbidade administrativa por parte da prefeita, condenando-a nas sanções previstas na Lei 8.429/92, que são a suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

 

Redação com G1PB

Últimas notícias

Sisu 2026: UFPB divulga resultado da chamada regular; matrículas começam segunda-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…

30 de janeiro de 2026

Romero confirma apoio à pré-candidatura de Cícero ao Governo, mas ressalta que decisão partidária ainda será tomada

O deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (Podemos), anunciou nesta sexta-feira (30),…

30 de janeiro de 2026

Jhony Bezerra garante que nunca cogitou ir para oposição, reforça gratidão ao governador, mas cita insatisfações na base

O ex-secretário de Saúde da Paraíba e ex-superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (Avante), afirmou…

30 de janeiro de 2026

Desemprego atinge menor nível da série histórica

Pesquisa do IBGE mostra que taxa de desemprego no país caiu para 5,1% e a…

30 de janeiro de 2026

Mersinho Lucena anuncia filiação ao PSD para concorrer a reeleição rumo a Câmara Federal

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) anunciou nesta sexta-feira (30), sua filiação ao Partido Social…

30 de janeiro de 2026

Flávio José, Mastruz com Leite, e Ranniery Gomes comandam Festival Forró Verão deste sábado

O Festival Forró Verão deste sábado (31) apresenta atrações que prometem muito forró para fazer…

30 de janeiro de 2026