Categorias: Paraíba

Prefeitura Municipal de João Pessoa oferece atividades que auxiliam no combate ao estresse

Sendo um espaço dedicado a promover o bem-estar físico e mental, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) oferta a população pessoense praticas integrativas que ajudam no combate a diversas patologias como o estresse.

Com um quadro de estresse elevado e começo de uma depressão causada por problemas familiares, Raquel Tavares foi levada ao Cpics Canto da Harmonia por uma amiga. Sem conseguir desenvolver atividades sozinhas, Raquel começou o tratamento com a psicóloga do centro e aos poucos foi inserida em atividades coletivas.

“Eu não conseguia fazer nada só e eu não estava conseguindo falar direito. Meu nível de estresse estava tão alto, que eu tinha medo das pessoas e perdi a confiança nos outros e até em mim mesma,” disse Raquel. Hoje, quatro meses depois de começar a frequentar o Cpics, Raquel vai sozinha até o centro onde desenvolve diversas atividades como biodança e biorrespiração.

“As terapias trazem exercícios para diluir as tensões, movimentos para mexer nas energias presentes em nossos corpos e a respiração vêm como meio de liberar essas emoções,” explica a terapeuta Rosa Ortega. “Os exercícios não se restringem aos dias das atividades aqui no centro, nossos usuários aprendem técnicas para trabalhar em casa e as formas corretas para liberar esse estresse, até porque é um tratamento continuo,” completa a terapeuta.

A usuária Márcia Albuquerque, desenvolveu anorexia por causa dos estresses causados pelo dia a dia. “Eu cheguei a um ponto que desaprendi a respirar, tinha crises com falta de ar e por causa da anorexia perdi a vontade de viver, aqui no centro estou restabelecendo uma rotina e, com as práticas tenho melhorado em todos os aspectos, inclusive minha medicação tem diminuído,” comentou a usuária que frequenta o Cpics Canto da Harmonia há quatro meses.

A diretora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Equilíbrio do Ser, Mônica Heyoan explica que todo estresse é causado por alguma emoção que não foi trabalhada corretamente.

“O estresse não surge do dia pra noite, ele se desenvolve através de uma serie de estímulos externos, que variam de acordo com cada pessoa, por isso que ele não tem um tratamento especifico e universal. É preciso saber de onde o estresse surgiu naquela determinada pessoa e tratar de acordo com o fator apresentado,” destacou a diretora.

Mônica explica ainda que, o centro não é apenas para tratar pessoas com alguma patologia, mas é aberto a toda população. “É importante que pessoas que estejam bem de forma física e emocional também participem das nossas atividades como uma forma de fazer a manutenção da saúde e da qualidade de vida,” comentou a diretora do Cpics Equilíbrio do Ser.

Práticas – Entre as práticas individuais oferecidas pelos centros estão: acupuntura, aurículopuntura, homeopatia, fitoterapia, arteterapia (individual), terapia floral, quiropraxia, reiki, aromaterapia, massoterapia, terapia e massagem ayurvédica, gestalt terapia, reflexologia podal e naturologia, que também inclui iridologia e geoterapia.

Há também as práticas coletivas como a biodança, danças circulares, tai chi chuan, terapia c​omunitária, yoga, cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima), automassagem preventiva, arteterapia, cura em expressão (artes plásticas), meditação, consciência corporal, constelação familiar, dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.

Acesso – Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o cadastro no serviço, solicita-se a carteira de identidade e o cartão do SUS. O cidadão passa por uma escuta individual, realizada por um terapeuta, que vai indicar uma terapia a ser feita.

Saúde alternativa – Em 2006, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, pela Portaria nº. 971, de 3 de maio. Em João Pessoa, a Lei municipal de nº. 1.665, de julho de 2008, implementou essa proposta na rede de saúde. O Centro de Praticas Canto da Harmonia foi o primeiro espaço público na Paraíba a oferecer terapias complementares pelo SUS.

Práticas Integrativas – As Práticas Integrativas e Complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, bem como a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

CPICS – Canto da Harmonia
Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°. Valentina Figueiredo.
Telefone: 3218.9841

CPICS – Equilíbrio do Ser
Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°. Bancários.
Telefone: 3214.2921

CPICS – 5 Elementos
Endereço: Parque Zoobotânico Arruda Câmara – “Bica”
Telefone: 3218.9817

 

 

Secom

Últimas notícias

Ministro Jader Filho confirma a Veneziano liberação do VLT em Campina Grande

O Ministro das Cidades, Jader Filho, confirmou ao Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) neste…

1 de fevereiro de 2026

Domingo de articulações: João Azevêdo e Lucas Ribeiro viram o jogo político em Bayeux

O cenário político de Bayeux ganhou novos contornos neste domingo (1º) após o ex-prefeito do…

1 de fevereiro de 2026

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC) desde o fim de 2025,…

1 de fevereiro de 2026

Execução em depósito de bebidas deixa um morto e quatro feridos no bairro do Valentina, em JP

Um homem foi morto e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros…

1 de fevereiro de 2026

Ex-policial penal é preso suspeito de comandar tráfico de drogas em João Pessoa

Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na noite do último sábado…

1 de fevereiro de 2026

“Meu Corpo Não é Sua Folia”: Estado lança nesta 2ª campanha de enfrentamento à importunação sexual no carnaval

A oitava edição da campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia”, iniciativa que tem como…

1 de fevereiro de 2026