A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de JP reforça cuidados em saúde e às pessoas em condição de rua

A Prefeitura de João Pessoa vem fortalecendo inúmeras ações no cuidado com a população. As pessoas em situação de rua, tão vulneráveis em diversos aspectos, também recebem essa assistência do poder público. Trata-se do projeto ‘Consultório na Rua’ (CnR), um serviço da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, que nos quatro primeiros meses de 2021 já fez 2.257 atendimentos.

As equipes realizam esse atendimento em saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, percorrendo bairros e locais onde é frequente encontrar homens, mulheres, idosos e até crianças vivendo nas ruas. Nesses encontros, são realizados procedimentos e atendimentos de enfermagem, médicos (por residentes de Medicina de Família e Comunidade), atendimentos psicológicos, terapias ocupacionais e atendimentos de assistência social.

“A população em situação de rua apresenta maior condição de vulnerabilidade pelo contexto em que vive. Nesse sentido, é fundamental que se tenha equipes multiprofissionais realizando atendimentos in loco, construindo estratégias de assistência e cuidados integrais e humanizados. O nosso objetivo é prestar o melhor atendimento para essas pessoas mais vulneráveis, garantindo o acesso à saúde e na articulação com a rede intersetorial”, destacou Luana Alves, Coordenadora do Consultório na Rua.

Desde o início da pandemia, até os dias atuais, as equipes do CnR confirmaram 118 casos de Covid-19 na população em situação de rua, o que resultou em três internações, com todos eles já recuperados. Durante esse mesmo período não foi registrado nenhum óbito.

Atendimento

No serviço ofertado, são realizados testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C; além do teste rápido de gravidez e para detecção da Covid-19. Os atendimentos também abrangem diversas especialidades, como auriculoterapia e acompanhamento para consultas especializadas e exames, além de Práticas de Redução de Danos e atividades de arteterapia. Tudo acontece em uma estrutura montada na própria rua, mas que resguarda a integridade do paciente.

O atendimento prestado não tem caráter de urgência e emergência, já que para esses casos são acionados os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

Equipe multiprofissional

As equipes são compostas por enfermeiros, psicólogos ou terapeutas ocupacionais, além de assistentes sociais e agentes sociais. Os profissionais atendem em toda João Pessoa, desenvolvendo ações integrais de saúde in loco, respeitando as singularidades da população em situação de rua.

Por conta da pandemia e por medidas de segurança em saúde, estão suspensas todas as atividades coletivas, a exemplo de oficinas terapêuticas e as atividades com música e capoeira. Tais medidas se fazem necessárias a fim de se evitar a aglomeração de pessoas.

Prevenção na pandemia

Durante a pandemia, o Consultório na Rua, a fim de desenvolver estratégias de cuidados para a prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde da população em situação de rua, tem adotado diversas medidas seguindo os protocolos das autoridades de saúde. São elas:

Atendimento in loco com orientações sobre os sinais e sintomas da Covid-19 e as medidas a serem tomadas caso os sintomas se manifestem;

•Na identificação de casos sintomáticos, é realizada uma avaliação e monitoramento do quadro clínico pela equipe do CnR. Em caso de maior gravidade, é acionado o Samu;

•Orientação sobre as medidas preventivas por material informativo didático;

•Nas abordagens, são realizadas ações de ‘Redução de Danos’ para pessoas em uso prejudicial de drogas, de modo a evitar condutas de risco como o compartilhamento de cachimbos, cigarros, ‘burrinhos’, copos, entre outros objetos;

•Estão sendo ofertadas máscaras de proteção;

•Realização de testes rápidos para detecção da Covid-19.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe