Categorias: Paraíba

Prefeitura de JP divulga relação dos candidatos convocados para a 2ª etapa para Cuidador Voluntário

PUBLICIDADE

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) divulgou, nessa quinta-feira (26), a relação da convocação dos inscritos para avaliação objetiva, por ordem alfabética, do Processo Seletivo para Cuidador Voluntário nas unidades da Rede Municipal de Ensino. A relação dos convocados, com o dia e horário da prova, pode ser acessada no link https://drive.google.com/file/d/1W5sfPOobleWzg6EQI5qs1zecW7JMBya5/view?usp=sharing

As provas objetivas serão realizadas nos dias 30 de junho a 2 de julho. Para a segunda etapa será feita uma avaliação com 10 questões objetivas, a partir de um estudo de caso. As provas serão na Escola de Formação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

Cada cuidador selecionado na etapa final pelo Programa Educador Social Voluntário poderá receber uma bolsa de até R$ 1.720 mensais, caso tenha optado por trabalhar em dois turnos.

Atribuições – O cuidador voluntário prestará auxílio diretamente aos estudantes que possuam deficiência física (cadeirantes e mobilidade reduzida), intelectual ou visual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assistindo-os quando comprovada a necessidade, quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, comunicação, interação social, recreação e organização das condições do ambiente educacional, para realização das atividades orientadas por professor em sala de aula regular.

O cuidador poderá ser designado para assistir de um a três estudantes, dependendo do nível de comprometimento dos alunos público-alvo da Educação Especial para a realização das atividades de vida diária (AVDs), na comunicação, interação social e atividades pedagógicas, conforme avaliação feita pela equipe da unidade educacional em que estão matriculados.

É função também do cuidador acompanhar os estudantes durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e atividades extraclasse, visando, assim, a efetiva participação pedagógica destes alunos na unidade educacional (escola ou Ninho do Saber).

Também deverá contribuir ativamente com o processo de inclusão da unidade educacional e em todas as demandas pedagógicas e/ou administrativas, quando numa emergente necessidade e solicitação expressa da equipe gestora, de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou especialistas.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025