A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de JP assina OS para projetos nas comunidades que formam o Complexo Beira Rio

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa assinou, nesta terça-feira (27), a Ordem de Serviço para o desenvolvimento de projetos de requalificação urbana e ambiental das oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio. Com o orçamento superior a R$3,4 milhões, o plano de intervenção urbana será executado pelo Consórcio Engeconsult e Tecgeo e tem o objetivo de promover ações integradas que beneficiem as comunidades locais com condições dignas de habitabilidade e serviços essenciais de infraestrutura que gerem qualidade de vida e bem-estar.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Urbano da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, o arquiteto Caio Mário, o Consórcio contratado para pensar a infraestrutura das comunidades vai fazer um diagnóstico inicial para identificar as situações de vulnerabilidade, como casas em área de risco, próximas a barreiras, alagamentos, entre outros aspectos. Depois disso, serão desenvolvidos os projetos de infraestrutura com pavimentação, água encanada, drenagem, esgoto, iluminação pública e contenção de barreiras.

“Essa ordem de serviço foi assinada para mudar a realidade das Comunidades Beira Rio, que no período de chuva passam por momentos difíceis com alagamentos, inundações e barreiras caindo. É a oportunidade de trazer a solução para esses problemas e sanar as dificuldades que as famílias passam nessas comunidades”, declarou Caio Mário.

Nesta quarta-feira (28), o Consórcio já começa a fazer o levantamento topográfico nas comunidades. Essa será uma das três grandes intervenções no local previstas pelo Programa João Pessoa Sustentável. As demais incluem um Plano de Desenvolvimento Urbano para melhoramento do território e ações que envolvem a capacitação profissional dos moradores, a construção de três habitacionais destinados às famílias em situação de risco, o diagnóstico nos níveis de poluição do Rio Jaguaribe, a recuperação de suas águas e a criação de um Parque Linear ao longo de dois de seus 15 km para proteger suas margens e evitar novas ocupações irregulares.

Programa João Pessoa Sustentável – Seu objetivo é promover o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.

Da Redação com Assessoria

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe