Prefeitura de João Pessoa oferece serviços de saúde para homens que se preparam para ser pais

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém uma linha de cuidados integral para a saúde do homem, que acontece desde a atenção primária até a rede hospitalar. Para os que querem se preparar para a paternidade, a SMS oferta nas Unidades de Saúde da Família (USF) o Pré-natal do Homem, um conjunto de serviços que, além do cuidado com a saúde, busca incentivar a presença do futuro pai ao lado da mulher no acompanhamento gestacional.

O Pré-natal do Homem começa com a realização de exames de sangue completos para averiguar possíveis doenças crônicas como diabetes ou doença falciforme, bem como controle do colesterol. O Fator Rh do futuro pai também é analisado e comparado com a mãe para checar se pode haver algum risco para o feto. Além de todos esses exames, o IMC, peso e a pressão arterial também são verificados e ainda são realizados testes rápidos para detecção de hepatites virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV e sífilis, que podem ser transmitidas para a mãe e acarretar consequências graves para o feto.

As orientações em saúde no pré-natal masculino também abordam outros cuidados, como é o caso da indicação de uma alimentação adequada, prática de atividades físicas e aplicação de vacinas, caso necessário. Nesta fase, também é indicado ao homem o acompanhamento e a participação de todo o processo da gestação, como forma de estreitar os laços de afeto e contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a família.

“A participação do pai em todo o processo de gestação é fundamental para a mulher e também para a criança que irá nascer, com a formação de um vínculo afetivo que trará benefícios tanto psicológicos quanto físicos para os envolvidos, por isso, ter uma linha de cuidados pensado no cuidado com a saúde de todos os envolvidos nesse período é fundamental para a saúde pública a médio e longo prazo”, destaca a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Alline Grisi.

Aos homens que ainda não possuem filhos, mas que gostariam de se tornar pais, também é possível, na Atenção Primária, a realização do Planejamento Familiar, que será realizado de acordo com a realidade da família.

Para realizar o planejamento familiar ou o pré-natal, basta que o homem vá até a sua unidade de saúde de referência e informe o interesse nos serviços. As unidades de saúde da Capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta diz que Câmara não tem preconceito partidário e que projetos são avaliados pelo mérito e não pela autoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025

Jovem é agredido com garrafa de vidro em bar no Bessa, em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…

30 de dezembro de 2025

Tenente-coronel da PM denuncia importunação sexual pelas redes sociais

A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…

30 de dezembro de 2025