A Prefeitura de Campina Grande realiza na manhã e tarde desta sexta-feira, 23, mais uma manutenção programada na rede elétrica do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).
A equipe de engenharia vai realizar a substituição do gerador por um novo equipamento e o acionamento do novo quadro geral de energia do prédio.
Com a ação, o fornecimento de energia pode ser suspenso eventualmente em alguns setores, sem comprometer os serviços e atendimentos, nem atingir os setores essenciais como alas de internação, centro cirúrgico, sala de parto e UTIs.
Na noite da quarta-feira, 21, a Prefeitura também já havia realizado outra manutenção programada para a substituição do antigo quadro de energia pelo novo, que será acionado nesta sexta, junto à conexão com o novo gerador.
O trabalho faz parte da reestruturação da rede elétrica da maternidade, que está contemplada no processo de reforma completa pelo qual vem passando o prédio, que tem mais de 70 anos de fundação. Em 2023, a maternidade realizou 5.108 partos, o que representa mais de 400 nascimentos por mês.
Reformas
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, priorizou e vem realizando diversas melhorias na reestruturação do hospital. Vários setores da maternidade foram contemplados com inúmeras benfeitorias, visando melhorar a qualidade nos atendimentos às usuárias e oferecer cuidados, um atendimento humanizado e um melhor conforto às gestantes e recém-nascidos. A Ala das Flores, Ala Canguru, o Centro de Parto Normal e o Berçário Intermediário já foram reformados. O centro cirúrgico, os ambulatórios e a UTI Neonatal passam por reforma atualmente. Também foi construída uma unidade semi-intensiva.
Como Hospital Amigo da Criança e da Mulher, o ISEA é a maior maternidade pública do estado da Paraíba, sendo referência em alta complexidade obstétrica para mais de 170 municípios. Possui o selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher.