Prefeitura de CG prevê safra recorde de algodão orgânico produzido por agricultores familiares

PUBLICIDADE

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri),   prevê uma safra recorde de algodão orgânico em 2022, em relação aos anos anteriores, cuja produção deverá chegar a  10 toneladas até ao final da atual colheita, que já vendo sendo feita em vários pontos da zona rural deste município.

Até 2020, não chegava a 10 o número de agricultores familiares que produziam algodão orgânico na zona rural de Campina Grande. Entretanto, a partir de 2021, a Seagri intensificou a campanha de estímulo, como também passou a ampliar as condições materiais ao homem do campo, para que ele pudesse participar ativamente do programa “Ouro Branco”. A partir daí, as áreas cultiváveis foram se multiplicando de forma gradativa nos sítios, assentamentos e áreas de  entorno dos distritos de Campina Grande.

Os meios materiais oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande aos agricultores familiares foram viabilizados por meio de parceria firmada entre o secretário Renato Gadelha, da Pasta da Agricultura, e a empresa Norfil S/A Indústria Textil, sediada em João Pessoa.

Pelo acordo de cooperação, além da distribuição gratuita de sementes, são oferecidos aos agricultores familiares a sacaria para o acondicionamento do algodão, o transporte e a garantia de compra de toda a produção a preços, inclusive, superiores aos atualmente praticados pelo mercado algodoeiro nacional. A arroba do algodão no Oeste da Bahia, um dos fortes produtores brasileiros, custa em média R$ 157,00. Uma arroba equivale a aproximadamente 15 quilos.

O cultivo do algodão orgânico vem sendo feito de forma consorciada com outras lavouras, a exemplo do feijão, fava e o milho, possibilitando assim mais alimento na mesa das famílias e proporcionando melhoria de renda dos agricultores, vem que eles procuram vender o excedente da produção.

Ao classificar como surpreendente a adesão de mais de 60 famílias de agricultores ao programa “Ouro Branco”, como são denominadas as ações relacionadas à cultura algodoeira, o secretário Renato Gadelha disse que os incentivos e os investimentos em favor do setor agrícola vêm dando resultados positivos porque fazem parte, de forma efetiva, da pauta do prefeito Bruno Cunha Lima reservada ao homem do campo desde o início da sua gestão à frente da Prefeitura de Campina Grande.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corinthians vence Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…

21 de dezembro de 2025

Em nota, PSB-PB lamenta morte de Edmilson Soares e diz que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de JP e PB

O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…

21 de dezembro de 2025

Cena do filme O Agente Secreto resgata lembranças da lenda urbana recifense da Perna Cabeluda

Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…

21 de dezembro de 2025

Campina Grande inicia semana com mais de 670 oportunidades de emprego; confira vagas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

21 de dezembro de 2025

Ano novo, emprego novo: Paraíba tem mais de 500 vagas de emprego em várias cidades no final do ano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…

21 de dezembro de 2025

Polícia prende em flagrante homem suspeito de arrastar esposa pelo pescoço em restaurante no Vale do Piancó

Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…

21 de dezembro de 2025