A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de Cabedelo continua trabalho emergencial para minimizar os danos das chuvas

A Força-Tarefa montada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) para minimizar os danos causados pelas chuvas que vêm caindo na cidade continua nas ruas nesta segunda-feira (17). As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Assistência Social (Semas), Saúde (Sescab) e Guarda Metropolitana Municipal (GCM) estão atuando 24 horas por dia nos abrigos provisórios e nos pontos mais críticos da cidade.

De quarta-feira (12) até hoje (17), choveu em Cabedelo cerca de 500mm. Para se ter uma ideia do volume de água, no ano passado inteiro as precipitações somaram 480 mm. A previsão para as próximas horas é de mais chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover cerca de 55mm até terça-feira (18) e a Defesa Civil continua em alerta por toda a cidade.

Neste fim de semana, a PMC abriu mais um abrigo provisório – na Quadra do Renascer II. Por lá, estão sendo assistidas 15 famílias. Além dele, no bairro de Oceania também está funcionando um abrigo, na escola Altimar Pimentel, com cerca de 30 famílias. Os espaços estão abastecidos com colchões, travesseiros e mantas. As famílias também estão recebendo, através da Semas, roupas e alimentos.

O trabalho da força-tarefa concentra-se em minimizar os danos nos pontos mais críticos: Vila Feliz, Jardim América, Jardins Alfa, Beta e Gama, e Portal do Poço. Por lá, equipes da Defesa Civil e Seinfra estão abrindo valas e realizando serviços emergenciais para escoamento das águas. Cerca de 30 homens estão nas ruas de toda a cidade realizando essas ações contingenciais.

“É muito importante a gente destacar que, não fossem as ações preventivas que realizamos durante todo o ano, a situação poderia estará bem mais calamitosa. A gestão atual, assim que assumiu, preocupou-se em estabelecer um plano preventivo visando o período chuvoso. E foi isso que a Defesa Civil fez, desobstruindo galerias, abrindo valas e fazendo com que em bairros como o Centro – que antes ficava totalmente alagado – a água pudesse escoar naturalmente, evitando, assim, o caos que sempre se instalava por lá. A situação na cidade ainda é periclitante. Em uma semana choveu o equivalente a todo o ano de 2018. Estamos nas ruas, trabalhando 24 horas por dia para tentar amenizar os estragos e assistir a população, através dos abrigos provisórios e atendendo aos chamados em todos os bairros”, resume o coordenador da Defesa Civil de Cabedelo, Fernando Macedo.

Trabalho integrado – A Seinfra também está nas ruas, principalmente em locais como Jardim América, Oceania, Portal do Poço e Camboinha. Por lá, as equipes realizam trabalhos de abertura e limpeza de córregos para vazão das águas.

Nos abrigos improvisados, agentes da GCM garantem a segurança das famílias, e médicos e enfermeiros da Sescab oferecem assistência médica e distribuição de medicamentos. Equipes da Semas levam, diariamente, roupas, alimentos e materiais de higiene.  A população que quiser ajudar,  pode fazer sua doação. Os pontos de arrecadação são a Semas, Casa da Cidadania e Ginásio de Camalaú. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (83) 3228.6682.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe