Categorias: Paraíba

Prefeito de Alhandra tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

PUBLICIDADE

O juiz eleitoral Antônio Eimar de Lima, responsável pela 72ª Zona Eleitoral na cidade de Alhandra, na Paraíba, acatou a representação formulada pelo diretório municipal do PSOL na cidade de Alhandra, pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação Plantando Esperança, integrada pelos partidos PL, PP e MDP e decidiu, em sentença publicada neste sábado (24),  indeferir o registro de candidatura do atual prefeito Renato Mendes Leite, do Democratas, que tentava pleitear a reeleição no município.

A representação argui a inelegibilidade do gestor por conta de condenação criminal por porte ilegal de arma; por improbidade administrativa e por reprovação de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB).

Segundo o Ministério Público Eleitoral, Mendes está inelegível em face de condenação em Ação de Improbidade Administrativa que tramitou na Comarca de Alhandra, tombada sob nº 0001209-87.2013.8.15.0411 na qual foi condenado em segunda instância por ato de improbidade que importou em lesão ao erário, tendo seus direitos políticos suspensos, enquadrando-se no art. 1º, inc. I, alínea “L” da Lei Complementar nº 64/90, com a redação da (LC 135/2010).

Já a Coligação “Plantando Esperança” ressalta que há impugnação nas mesmas razões apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral quanto à desaprovação por parte do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba das contas relativas ao Convênio 020/11 celebrado com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

Na decisão, o juiz ressalta que está demonstrada, a todas as luzes, a inelegibilidade do pretenso candidato Renato Mendes Leite e, por isso, não há outro desiderato, senão, o indeferimento do Requerimento de Registro de Candidatura do gestor para as eleições municipais de 2020.

Diz a decisão: POSTO ISSO, com fundamento no art. 1º, inc. I, alíneas “g” e “l”, da Lei nº 64/90 c/c art. 46 da Resolução TSE nº 23.609 de 18 de dezembro de 2019, e demais normas atinentes à espécie, julga-se parcialmente PROCEDENTE as impugnações formuladas para, em consequência, INDEFERIR o Requerimento de Registro de Candidatura de Renato Mendes Leite.

VEJA DECISÃO NA ÍNTEGRA 

RENATO MENDEDES – INDEFERIMENTO ALHANDRA

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464