Prefeitáveis de Campina Grande participam de debate direto da Câmara Municipal
De forma inédita, os candidatos que disputam a Prefeitura Municipal de Campina Grande, participaram na manhã deste sábado de um debate realizado pela TV Borborema, ocasião em que expuseram suas propostas que pretendem executar caso sejam eleitos no pleito de 7 de outubro.
Transmitido direto do plenário da Câmara de Vereadores, os candidatos Tatiana Medeiros do PMDB, Romero Rodrigues do PSDB, Daniela Ribeiro do PP, Guilherme Almeida do PSC, Arthur Almeida do PTB, e Sizenando Leal do PSOL, responderam a perguntas sobre vários temas como transportes, saúde, educação, segurança, geração de emprego, moradia e turismo. Seguindo as regras estabelecidas pela direção da emissora, os candidatos fizeram perguntas entre si, e responderam as indagações feitas por jornalistas. Os temas abordados em cada bloco, foram sorteados na hora. Mediado pelos jornalistas Bastos Farias e Jaqueline Felipe, o debate esquentou em alguns momentos quando os candidatos passaram a fazer críticas aos concorrentes.
Candidata apoiada pelo atual prefeito Veneziano Vital do Rego, a doutora Tatiana Medeiros da Coligação “Campina Segue em Frente”, destacou que algumas de suas propostas e garantiu que irá dá continuidade as ações realizadas pelo modelo de gestão implantado na cidade pelo governo do PMDB.
Tatiana falou de sua trajetória como coordenadora do Samu 192, tendo consolidado o serviço e como secretária de Saúde quando ajudou a ampliar o Programa de Saúde da Família, além de ter tido participação decisiva na implantação do Hospital da Criança e do Adolescente e da UPA. Firme em suas respostas, disse que estava preparada para governar Campina a partir de 1º de janeiro de 2013. Disse ainda que o governo Veneziano recuperou a alto estima da população com obras estruturantes em toda a cidade.
O candidato Romero Rodrigues da coligação “Por amor a Campina”, relembrou a sua trajetória como vereador, deputado estadual e deputado federal, o que segundo ele, lhe credenciou a disputar a PMCG.
Romero também prometeu implantar ações para garantir o crescimento da cidade. Assumiu o compromisso de implantar o ensino integral de forma gradativa na cidade. E reeditando as propostas d seu guia eleitoral, prometeu distribuir tablets aos alunos da rede. Romero também prometeu criar o 2º anel viário de Campina Grande como forma de desafogar o trânsito no município. A proposta foi questionada por Alexandre Almeida, que garantiu ter feitos cálculos mostrando que para executar a obra, o tucano precisaria investir R$ 250 milhões em desapropriações.
A candidata Daniela Ribeiro da Coligação “Pra Campina Crescer em Paz” criticou os grupos políticos que segundo ela, estão se reservando no poder há 20 anos, e disse que tinha propostas para fazer a cidade crescer. Daniela indagou Alexandre Almeida do PT, citou os programas sociais implantados na cidade graças a parcerias firmadas pelo Partido dos Trabalhadores. Disse que se eleito, iria continuar investindo nessas ações que mudaram a face da cidade, elevando a qualidade de vida da população.
O candidato Guilherme Almeida, da Coligação “Campina Grande Ideal” prometeu implantar políticas para que a cidade continue o seu processo de desenvolvimento. Guilherme prometeu dá uma atenção especial aos distritos da cidade. Disse que iria dotar os distritos das mesmas condições dos bairros da cidade. Arthur Bolinha e Sizenando Leal fizeram críticas aos gestores passados, e se apresentaram como candidatos alternativos. Bolinha garantiu que iria lutar para revitalizar a feira central, enquanto Sizenando disse que iria valorizar os servidores realizando concursos públicos.
Durante o debate, o clima esquentou e alguns candidatos visivelmente se irrigaram como Romero Rodrigues e Guilherme Almeida que trocaram farpas. A candidata Daniela Ribeiro também fez críticas a gestão municipal e Tatiana respondeu lembrando que os débitos do município foram gerados pelos governos passados, inclusive pelo pai da candidata Enivaldo Ribeiro, que governou Campina na década de 70.
O plenário da Câmara Municipal estava lutado. Para garantir a tranqüilidade do debate, a Polícia Militar isolou as ruas próximas do prédio da Casa. Apenas assessores, e representantes dos candidatos tiveram acesso ao plenário. Não foram permitidas manifestações nas imediações da Câmara Municipal.
Especial para o PB Agora
Com Severino Lopes
Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…
O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…
Depois do Bafta o César. O longa O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho…