O município de Pombal voltará a participar do “Selo Município Aprovado”, edição 2009, promovido pelo Unicef, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para as crianças e adolescentes.
Ofício de número 327/2009 – nesse sentido – assinado pela prefeita Polyana Feitosa, foi enviado na última quinta-feira (25), à representante do Unicef no Brasil, Marie Pierre Poirier, em Brasília, comunicando a intenção de participar da campanha, que incentiva as prefeituras a promoverem ações voltadas à infância e juventude, em suas políticas públicas, podendo serem reconhecidas pelo Unicef, após levantamento do cumprimento do acordo, com o “Selo Unicef Município Aprovado”.
Em 2007, ainda durante a gestão do ex-prefeito Jairo Feitosa, Pombal chegou a aderir à campanha.
No documento, a prefeita lembra a adesão à edição anterior, “mas que não concluiu por morte do então prefeito Jairo Vieira Feitosa e a descontinuidade da gestão por parte do vice-prefeito”.
Ainda segundo observou Polyana, a política da criança e do adolescente em Pombal cresceu significativamente durante a parceria com o Unicef, considerando as capacitações, o acompanhamento e a implementação de programas, conforme as determinações do Selo e as habilidades e competências que o município vinha adquirindo e desenvolvendo.
“O nosso Plano de Governo, foi pautado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e por isso, queremos e precisamos cumprir as metas aqui em Pombal e o Selo contribuirá fundamentalmente para tal. Ficamos aguardando as determinações do escritório de Recife para iniciarmos as ações desta nova edição”, conclui o ofício.
O SELO
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O Selo é uma contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos de cada criança e adolescente da região.
Dessa maneira, busca-se criar as condições necessárias para que os Estados e municípios do Semi-árido alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Em abril de 2007, a segunda edição do Selo no Semi-árido foi lançada, convocando novamente os municípios para que participem desse grande esforço que acelera as melhorias e impacta direta e rapidamente a vida de milhões de meninas e meninos brasileiros.
Na edição 2007-2008 do Selo, 1.128 municípios aderiram ao desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.
Assessoria de Comunicação da PMP







