Foto: arquivo / Secom-JP
Os jovens nascidos no ano de 2007 devem ficar atentos ao prazo final para o alistamento militar obrigatório, que se encerra no dia 30 de junho de 2025. A Junta de Serviço Militar de João Pessoa reforça que esse é o último dia para realizar o procedimento sem a incidência de multas. Após essa data, aqueles que não se alistarem estarão sujeitos ao pagamento de taxas por atraso e outras penalidades legais, conforme previsto na legislação vigente.
O alistamento pode ser feito de duas formas: online, pelo site https://alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente, na sede da Junta Militar da Capital, localizada na Rua Afonso Campos, nº 216, Centro de João Pessoa. O atendimento presencial exige a apresentação de documentos originais com foto (RG, CPF, Certidão de Nascimento) e um comprovante de residência atualizado.
Mesmo quem optar pelo alistamento online deverá comparecer presencialmente posteriormente para concluir as etapas da seleção obrigatória.
Alistamento feminino – O secretário da Junta de Serviço Militar da Capital, Valmir Júnior, destacou uma importante novidade: mulheres também vão poder se alistar voluntariamente a partir de 2026. Isso se tornou possível com a assinatura do Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, que criou o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF).
No estado da Paraíba, o alistamento feminino ocorrerá entre 2 de janeiro e 30 de junho de 2026. Jovens nascidas em 2008 poderão se alistar online pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta Militar. As mulheres aprovadas serão incorporadas em 2027 para cumprir 12 meses de serviço, podendo ter o período prorrogado por até 8 anos, de acordo com o interesse das Forças Armadas.
Penalidades – Quem não realizar o alistamento dentro do prazo ficará em débito com o Serviço Militar, o que impede de realizar a obtenção de passaporte, inscrição em concursos públicos e tirar registro profissional. Além disso, será necessário pagar multa para regularizar a situação.
Já os refratários, aqueles que se alistaram, mas não compareceram à seleção, devem procurar a Junta Militar para regularização.
Para cidadãos com 30 anos ou mais que nunca se alistaram, será necessário pagar duas taxas: uma por alistamento fora do prazo e outra referente à dispensa. O cidadão só receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) após prestar o juramento à bandeira.
Cidadãos com 46 anos ou mais, e sem registro no sistema da Junta Militar, poderão solicitar um atestado de desobrigação militar, conforme o Decreto nº 57.654, de 1966.
Endereço: Rua Afonso Campos, nº 216, Centro
Telefone: (83) 3213-5291
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…
O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…