A Paraíba o tempo todo  |

Políticos e entidades lamentam morte do engenheiro Manelito Vilar

ALPB

ALPB lamenta morte do engenheiro Manelito Vilar

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, em nome de todos os servidores e deputados, vem a público externar o profundo pesar pela morte de Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, engenheiro civil e professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e primo de Ariano Suassuana. Adriano Galdino destacou também os serviços prestado de Manelito ao estado da Paraíba e afirmou que vai apresentar um voto de pesar do Poder Legislativo pelo falecimento do engenheiro.

Manelito tinha 83 anos e faleceu devido a complicações de uma cirurgia de vesícula. O velório vai ocorrer na Fazenda Carnaúba a partir das 15h e o sepultamento ocorrerá às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério de Taperoá.

Ele atualmente conduzia a Fazenda Carnaúba, referência nacional na criação de ovinos e caprinos e exemplo de produção pelo foco na preservação de aspectos sociais e culturais da região.

ROMERO RODRIGUES 

Romero lamenta a morte de Manelito Dantas, o homem que chamou a atenção do mundo para o semiárido

Prefeito campinense destaca papel histórico do engenheiro e proprietário da Fazenda Carnaúba

O prefeito Romero Rodrigues lamentou, na manhã desta terça-feira, 28, a morte do engenheiro Manoel Dantas Villar Filho, 83, em Campina Grande, por complicações decorrentes de uma cirurgia.

“Manelito foi um dos homens mais inteligentes e autênticos a quem tive o privilégio de conhecer”, destaca Romero, ressaltando o papel preponderante do engenheiro e proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, na divulgação mundial da região do semiárido por suas iniciativas inovadoras.

Romero Rodrigues lembra que Manelito Dantas, engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, foi o primeiro presidente do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). A experiência do engenheiro em projetos econômicos auto-sustentáveis foi fundamental para sua escolha ao cargo.

 

SEBRAE-PB

NOTA DE PESAR: Sebrae Paraíba lamenta morte de Manuel Dantas Vilar Filho, Manuelito, da Fazenda Carnaúba
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual, o superintendente Walter Aguiar, e os diretores Luiz Alberto Amorim e João Monteiro da Franca Neto e colaboradores do Sebrae Paraíba manifestam a solidariedade a toda família pela súbita morte de Manelito Dantas, o qual deixa um grande legado para a agropecuária no semiárido da Paraíba, para o nordeste e para o Brasil. A morte ocorreu nesta terça-feira (28), em Campina Grande. Ele tinha 83 anos, nasceu e morava em Taperoá na Fazenda Carnaúba.
O empreendedor  Manuelito Vilar, com a sua família, tornou a Fazenda Carnaúba uma referência nacional na produção agropecuária sustentável no semiárido nordestino, além de também na produção de excelência de bovinos, agregando-se  a criação de caprinos, iniciada há mais de 40 anos em sociedade com o primo ilustre, Ariano Suassuna.
Partindo das primeiras 200 cabras, resultado de um prêmio pelo romance d´A Pedra do Reino, a fazenda alcançou um padrão de referência nacional e internacional com a produção de queijos artesanais.
O Dia D, evento que desde o primeiro momento o Sebrae Paraíba teve a oportunidade de participar de sua evolução como parceiro, teve sua 8ª edição  realizada no último fim de semana, de forma 100% virtual. Nas boas-vindas aos participantes, Manuelito Dantas afirmou que o Dia D “originalmente era um ponto de reunião para venda dos animais e produtos da fazenda, que terminou tomando a dimensão de uma reunião regional dos produtores rurais do Nordeste seco, preenchendo um vazio da Paraíba, que era a ausência desses eventos maiores”.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe