Categorias: Paraíba

Políticas Públicas de trabalho em debate

 Governo Federal, Estadual, Municipal e Organizações da Sociedade Civil debatem as Políticas Públicas de trabalho e renda

 

Evento da Rede Ser Tão Paraibano/a acontece nesta quarta, 19h, às 14h, na UFPB

 

 

Qual o lugar da sociedade civil na geração do trabalho e renda no Brasil? É com esse questionamento que a Rede Ser Tão Paraibano/a realiza nesta quarta-feira, 19, às 14h, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), uma Audiência Pública com a temática “Políticas Públicas de trabalho e renda”. Entre os convidados para debater o assunto, estão o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (MDA), o sociólogo Gonzaga Firmino; a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos; presidente do Conselho Estadual de Trabalho e Emprego, Alberto Vieira; e Frédéric Barbotin, coordenador da ESSOR no Brasil.

 

 

Para o delegado do MDA na Paraíba, Gonzaga Firmino, este momento de diálogo com a sociedade civil irá servir para fortalecer essas Políticas Públicas: “O debate é a melhor forma de percebermos o que está dando certo e o que pode ser aprimorado. Em linhas gerais, o Governo Federal atua para que essas Políticas Públicas cheguem em todos os lugares e atendam todos os brasileiros. Podemos destacar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Sistema Nacional de Emprego (Sine), que além de manter um banco de vagas, incentiva a qualificação profissional de trabalhadores que perderam seus empregos, a Lei da Aprendizagem, que beneficia adolescentes no início de suas carreiras e os estímulos para os Micro-Empreendedores Individuais (MEI)”.

 

 

Gonzaga Firmino ainda acrescentou que diretamente ao MDA, cabem as Políticas Públicas focadas na agricultura familiar, entre elas: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

 

A Rede Ser Tão Paraibano/a é formada por cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam na Paraíba: Associação de Prevenção à Aids – Amazona, Associação de Solidariedade Internacional – ESSOR, Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (Cemar), e Centro Semear, e possui como parceiros mais de 40 (OSC) do interior da Paraíba.“Além de todas essas entidades, estamos chamando a sociedade para esta audiência, afinal, queremos compartilhar propostas elaboradas para ampliar a participação da sociedade civil no controle social . Que as Políticas Públicas sejam mais acessadas pelos que precisam e atendem mais as especificidades das localidades onde residem, aspectos sociais, culturais e arranjos produtivos locais”, destacou Frédéric Barbotin.

 

 

“Queremos sair do evento com a sensação de que estamos contribuindo com a construção de uma sociedade melhor, que as pessoas tenham oportunidade de trabalho, e que possam viver dignamente. A nossa Rede nasceu em 2009 com o objetivo de identificar, e implementar, estratégias para geração de trabalho e renda das populações vulneráveis, e essa audiência é mais uma ação de construção”, explicou Viviane Alves Machado, coordenadora de Projetos da Amazona.

 

 

Também foram convidados para discutir o tema, representantes do Ministério Público, vereadores, deputados estaduais, sindicatos, movimentos sociais, outras Organizações da Sociedade Civil (OSC) e empresários.

 

 

Informações sobre a Audiência Pública “Qual o lugar da sociedade civil na geração do trabalho e renda no Brasil” podem ser obtidas no Facebook da Rede (www.facebook.com/pages/Rede-Ser-Tão-Paraibanoa) ou pelo telefone (83) 3235-8574.

 

 

Sobre a Rede Ser Tão Paraibano/a

 

 

Fundada em 2009, a Rede Ser Tão Paraibano/a, é definida pelos seus membros com um “ator autônomo, solidário, sem vínculos políticos, partidários e religiosos, que pauta os valores da democracia, cooperação, reciprocidade, respeito à diversidade, ao meio ambiente, além da justiça social, equidade, transparência e ética”.

 

 

Desde a sua criação, a Rede Ser Tão Paraibano/a desenvolve atividades de qualificação e inserção social, focando nos direitos sociais e econômicos das populações e grupos socialmente vulneráveis. Entre as ações executadas na Paraíba desde 2010, estão a qualificação social e profissionais de mais de 3 mil jovens e adultos, inserção mais de 2 mil pessoas no mundo do trabalho (60% foram mulheres), mobilização e formação de lideranças comunitárias sobre Políticas Públicas, além de ações de diagnóstico das políticas de trabalho e emprego junto ao Conselho Estadual de Trabalho e Emprego e UFPB, e participação na Conferência Nacional de Trabalho Decente.

 



Redação

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026