Categorias: Paraíba

Policiais civis vão à justiça contra Maranhão III

PUBLICIDADE

A Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba decidiu acionar judicialmente o Governo Maranhão III pelo não cumprimento de direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da categoria, sancionada em 18 de agosto de 2008.

Segundo a Associação, o atual governo desrespeita pontos previstos na Lei Orgânica da Polícia Civil, sancionada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, como a suspensão do desconto previdenciário do pagamento do terço anual de férias. Os policiais questionam ainda o não pagamento de adicional noturno aos profissionais e a demora no pagamento de gratificações.

Outro ponto questionado pela categoria é o excesso na jornada de trabalho, que rotineiramente excede às 40 horas semanais e cobram o pagamento de horas extras.

Policiais de todo o Estado já começaram a enviar para a sede da Aspol, na Avenida Almirante Barroso, 600, Loja 03, Centro de João Pessoa, cópias das escalas de trabalho e dos respectivos plantões extras. Também estão sendo enviadas cópias dos contra-cheques com pagamentos de 1/3 de férias e adicionais, para comprovação da incidência do desconto previdenciário e do não recebimento do adicional noturno.
 

Lei Orgânica

A Lei Orgânica era um sonho da Polícia Civil que durou 27 anos. Foi objeto de reivindicações em diversos movimentos, mas nunca sequer chegou a ser elaborado. Em 2007, o então governador Cássio Cunha Lima deu início ao cumprimento de uma promessa feita à categoria, durante a primeira gestão, quando a Secretaria de Segurança criou uma comissão formada por membros da própria polícia, para fazer estudos e elaborar uma minuta para o projeto de Lei.

Concluída essa fase, o documento embrionário da Lei Orgânica seguiu para apreciação da equipe econômica do antigo Governo, uma vez que, entre os tópicos abordados pelo projeto estava a progressão funcional de inúmeros servidores, a partir da fixação de novas regras para tal benefício. Terminadas as revisões necessárias o texto foi remetido para a Assembléia Legislativa, sendo entregue pelo então secretário da Administração, Gustavo Nogueira. No dia seguinte a proposta foi votada e aprovada.

Thiago Moraes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende arma de fogo e drogas no distrito de Jacumã, no Conde

Na noite da última segunda-feira (12), policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma…

14 de janeiro de 2026

Moradores em situação de rua de Campina Grande recebem nesta quarta, visita de relíquia de São Francisco de Assis

Os moradores que vivem em situação de rua em Campina Grande, recebem nesta quarta-feira (14),…

14 de janeiro de 2026

CBF anuncia horário da Supercopa entre Corinthians e Flamengo

A final da Supercopa do Brasil entre Corinthians e Flamengo já tem horário, data e…

14 de janeiro de 2026

Ronaldo Barbosa substitui Léo nesta sexta-feira como novo presidente do PSB/JP

Ronaldo Barbosa será empossado, nesta sexta-feira (16), como presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB).…

14 de janeiro de 2026

Em busca de ‘entendimento’, Walber diz que sempre manteve uma boa relação com André e Ricardo, em Cabedelo

Em entrevista ontem (13), ao programa Poder em Debate, o deputado estadual Wallber Virgolino (PL),…

14 de janeiro de 2026

Wellington Lima e Silva é o novo ministro da Justiça

O advogado Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança…

14 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464