Quem pretende viajar neste final de semana deve adotar medidas para reforçar a segurança da casa. É que os bandidos costumam aproveitar a ausência do morador para cometer arrombamentos. Apesar de reforçar o efetivo nas ruas, a polícia recomenda precauções ao cidadão na hora de pegar a estrada. Quanto mais dificuldade uma pessoa impuser à ação do marginal, maior será a chance dele desistir do crime.
Quase 2.200 policiais militares irão trabalhar na Grande João Pessoa e nas cidades vizinhas neste final de semana. O efetivo, que pertence ao 1º, 5º e 7º batalhões, ficará de prontidão para evitar, entre outros crimes, os arrombamentos a imóveis. Serão mil homens do 1º Batalhão, outros 600 do 5º e 580 do 7º.
Todas as modalidades, a exemplo da Rotam, Ciclopatrulha, Choque e Cavalaria, serão usadas no trabalho. Mesmo com reforço na segurança, a polícia recomenda que a população adote cuidados para dificultar a ação de bandidos e não ter a residência arrombada durante a ausência, como orienta o comandante do 1º Batalhão, coronel Carlos Américo.
“As pessoas que irão viajar devem deixar a casa sob a vigilância de sistemas de alarmes. Se isso não for possível, o imóvel deve ficar aos cuidados de um amigo, vizinho ou parente de confiança para acionar o morador por telefone ou até a própria polícia, em caso de perceber algum movimento suspeito”, acrescenta.
Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, coronel Getúlio Bezerra, a falta de cuidados por parte do morador pode ser um convite para a ação do marginal. O exemplo clássico é o uso das luzes acesas. Essa tática não engana o ladrão, porque ele sempre analisa o imóvel antes de agir, alertam os policiais. “Muita gente deixa lâmpada ligada, achando que isso mantém o ladrão longe. Na verdade, ela pode ter efeito contrário”, adverte.
A lâmpada deve ser desligada durante o dia. O dono da casa deve convidar alguém para ficar responsável por isso. Se o bandido vê a luz acesa durante o dia, vai perceber que a casa está vazia e poderá vir arrombá-la à noite.
Grades e portões
Outra orientação é reforçar a segurança com grades, ferrolhos e cadeados. Há também quem opte por deixar a casa aos cuidados de cães. Mas o ideal é que a missão de vigiar um imóvel seja entregue ao um ser humano. O ladrão pode ser um domador de cachorros e aí o animal não será empecilho para ele. Além disso, pode ocorrer uma situação muito comum: a falta de alimentação adequada dos bichos.
Como consequência, cães mal alimentados podem ser conquistados por ladrões, que poderão fornecer a comida. O recomendável é que os moradores deixem uma pessoa encarregada de dar a ração aos cachorros. Só assim, não haverá risco deles serem enganados por marginais.
Se não houver ninguém disponível, a orientação é que seja contratado um vigilante. É melhor arcar com uma despesa extra que ter um prejuízo bem maior. Outro momento de redobrar a atenção é na hora de deixar a casa. Antes pegar a estrada, é importante verificar se todas as portas e janelas estão bem trancadas. Por isso, devem ser instaladas fechaduras, pinos de segurança e cadeados de qualidade. É aconselhável também que a saída seja discreta e sem que estranhos a vejam. No máximo, um vizinho de confiança pode ser avisado.
A polícia ainda recomenda que o morador informe que a casa estará vazia por alguns dias, bem como a previsão da volta a pessoas que moram perto e que são de confiança. Assim, elas poderão acionar uma viatura, caso perceba que há alguém estranho rondando a casa vazia. A ajuda do vizinho pode ser de extrema importância, já que ele poderá ser os “olhos e ouvidos” do proprietário do imóvel enquanto estiver longe de casa.
Os profissionais em segurança ainda aconselham a não colocar o cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores. “A polícia está na rua, mas como diz a Constituição, a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos. Seguindo esses cuidados, o cidadão terá mais chances de ter um fim de semana tranquilo”, observa o coronel Bezerra.
Da Redação com Ascom
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…
Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…