Categorias: Paraíba

Polêmica na CMJP: aborto em caso de anencefalia é assunto na tribuna

Pelo Código Penal, o aborto é legal apenas se houver estupro ou risco demorte da mãe. Durante esta quarta(10), o Supremo TribunalFederal(STF) julga a ação que propõe a interrupção da gravideztambém em caso de fetos anencéfalos. Essa polêmica questãomotivou o vereador Raoni Mendes(PDT) a discursar na tribuna da CâmaraMuncipal de João Pessoa sob a ótica do catolicismo.

Noseu discurso, Raoni diz que a sociedade brasileira vive um momentocomplexo de debates e discussões a respeito da vida. “Vida, épara esse aspecto que quero chamar atenção. Com inúmerasdefinições prováveis e possíveis pelos variados pontos de vista eprismas, a palavra “Vida”, apesar de não apresentar consenso emsua definição, abriga a todos os seres que a debatem sob o mesmoguarda-chuva: o da interação”, fala.

Oparlamentar destaca também que enquanto o Superior Tribunal Federaljulga a chamada “antecipação terapêutica” de parto, para oscasos em que os fetos apresentarem a condição de anencefalia.Setores da sociedade, que se intitulam libertários, estão tentandoimplementar uma cultura de morte no ordenamento jurídico brasileiro.

“Sobo manto da liberdade, esses grupos querem impor à sociedade acultura do aborto em detrimento da cultura de amor e vida, tãodifundida por Cristo. Uma Vida traz, sempre, consigo uma razão deser e desenvolve em todos nós experiências e sentimentos que, semesse contato, jamais experimentaríamos”, argumenta Raoni.

Paraele, mesmo que os médicos digam que estes seres terão umalongevidade curta e sem muitas perspectivas, todo feto concebido temo direito de nascer. “O direito a Vida é fundamental e sem eleestaríamos caminhando para um retorno a tempos medievais, onde bebêseram inspecionados, vistoriados e se não estivessem dentro dospadrões esperados, eram sacrificados de pronto ou abandonados aprópria sorte e, obviamente, condenados sumariamente a morte”,lembrou o vereador .

Oparlamentar católico diz que com a autorização do aborto no casode anencefalia, estarão abertas as portas para o debate jurídico àsdemais formas de execução de fetos. “O Supremo precisa referendaro que decidiu, após muito debate com a sociedade, o PoderLegislativo: Aborto é Crime. Viva a Vida!”, finalizou Raoni.

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026