POLÊMICA: município paraibano autoriza leilão ou abate de animais abandonados nas vias públicas

PUBLICIDADE

A partir deste sábado (1) passou a vigorar na cidade de Lucena, litoral paraibano, um decreto assinado pelo prefeito Léo Bandeira, com a determinação de que animais de médio porte, como suínos, caprinos e ovinos, e animais de grande porte, como bovinos e equinos, que forem encontrados nas vias públicas e não forem resgatados pelos proprietários, poderão ser leiloados ou abatidos.

A carne resultante desses animais será distribuída gratuitamente nas escolas municipais e entidades filantrópicas conveniadas de Lucena. Os animais passarão por análise das condições de consumo antes da destinação.

Conforme estabelecido na norma, os bovinos, suínos, ovinos e caprinos em boas condições de saúde, aptos para o consumo humano, passarão pelos seguintes estágios:

a) Inicialmente, serão destinados para leilão nos primeiros 2 dias após o fim do prazo da custódia, que é de 10 dias corridos. Havendo interessados para o leilão, os mesmos deverão recolher como lance mínimo, os valores da multa de apreensão e custodia em favor do município, referente aos dias custodiados.

b) Caso não exista interessados para leiloar os animais abandonados pelos proprietários, após a expedição do laudo do veterinário responsável, será encaminhada para o devido abate, e preparação da sua carne para distribuição gratuita, exclusivamente, nas escolas municipais, e também nas entidades filantrópicas conveniadas do município de Lucena.

c) Outras situações, não previstas, serão decididas pela Vigilância Sanitária Municipal.

Animais como bois, vacas, porcos, bodes e cabras que não estejam em boas condições de saúde e não sejam adequados para o consumo humano serão sacrificados e destinados aos locais apropriados.

No caso dos cavalos em boas condições de saúde, aptos para leilão, eles também serão destinados a leilão nos primeiros 2 dias após o término do prazo de custódia. Os interessados no leilão deverão pagar um lance mínimo correspondente aos valores da multa de apreensão e custódia em favor do município.

Já os cavalos que não estejam em boas condições de saúde ou que apresentem doença grave serão sacrificados e destinados aos locais adequados.

Ao justificar o decreto, o prefeito Leo Bandeira declarou que na cidade há o crescente número de animais soltos ou abandonados nas vias públicas, causando transtornos e colocando em risco a segurança de pedestres, motociclistas e motoristas. Além disso, áreas como jardins, praias, praças e áreas de preservação ambiental têm sido danificadas pelos animais soltos.

Um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público Estadual teria sido assinado pela prefeitura para cumprir os procedimentos de apreensão de animais de grande e médio porte nas vias públicas.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Filho do deputado Damião Feliciano deve assumir Ministério do Turismo no governo Lula

O paraibano Gustavo Feliciano deverá ser nomeado novo ministro do Turismo do governo Lula (PT).…

17 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro diz que ainda espera contar com Leitão em 2026, mas afirma que decisão será respeitada

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), comentou nesta…

17 de dezembro de 2025

Oposição de Cacimba de Dentro declara apoio a Cícero Lucena durante cavalgada política

Na tarde do último domingo (14), a tradicional cavalgada em homenagem ao ex-prefeito Edmilson Gomes,…

17 de dezembro de 2025

Pollyanna Werton rebate pedido de CPI e afirma não haver processos de emendas pendentes na SEDH

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), comandada pela secretária Pollyanna Werton (PSB), divulgou…

17 de dezembro de 2025

Em tom conciliador, João Azevêdo destaca trajetória de Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima: “Tenho respeito”; assista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), fez nesta quarta-feira (17) declarações de reconhecimento a…

17 de dezembro de 2025

Idoso de 75 anos é atropelado por ônibus e fica em estado grave em João Pessoa

Um homem de 75 anos foi atropelado por um ônibus na manhã desta quarta-feira (17),…

17 de dezembro de 2025