Categorias: Paraíba

Polarização: maioria da bancada da Paraíba ainda não se posicionou sobre PL da anistia

A maioria dos deputados da bancada da Paraíba ainda não se posicionou sobre o Projeto de Lei da Anistia, que busca anular ou revisar as penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O projeto, uma das principais bandeiras da oposição e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segue sendo debatido no Congresso, com forte polarização entre os parlamentares.

Por um lado, a oposição considera as penas aplicadas como “excessivas”, enquanto os parlamentares governistas rejeitam qualquer possibilidade de anistia, lembrando a gravidade dos eventos de 8 de janeiro e a necessidade de responsabilização dos envolvidos.

O PL 2.858/2022, de autoria do deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO), é o texto mais avançado no Legislativo e, para ser votado, precisa contar com a presença de pelo menos 257 deputados na sessão. A aprovação depende de uma maioria simples, ou seja, da maioria dos presentes. No entanto, a entrada do projeto em pauta depende da decisão do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos), que sofre pressão tanto de parlamentares a favor quanto contra a proposta.

De acordo com levantamento realizado pelo Jornal da Paraíba, a maioria da bancada paraibana ainda não se manifestou sobre o PL da anistia. Até o momento, o único deputado federal da Paraíba a se posicionar favoravelmente ao texto foi Cabo Gilberto (PL). Já o deputado Ruy Carneiro (Podemos) afirmou estar aberto a discutir o tema, com o objetivo de diferenciar a gravidade das condutas dos envolvidos.

Por outro lado, os deputados Gervásio Maia (PSB) e Luiz Couto (PT) se declararam contra qualquer possibilidade de anistia.

Procurados pela reportagem, os deputados Wellington Roberto (PL), Wilson Santiago (Republicanos), Damião Feliciano (União) e Romero Rodrigues (Podemos) afirmaram ainda não ter um posicionamento sobre o assunto.

Já os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Mersinho Lucena (PP) e Murilo Galdino (Republicanos) não responderam às perguntas enviadas pela reportagem.

Embora tenha evitado se manifestar publicamente sobre o mérito do projeto, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou logo após sua posse que levaria o tema para ser debatido com os líderes partidários. “A pauta [de votação da Câmara] é feita pelo presidente com a participação dos líderes. E com certeza esse será um tema que será levado para essas reuniões nos próximos dias. E vamos conduzir com a maior imparcialidade possível”, afirmou Motta. Após ser procurado pela reportagem, ele não se posicionou pessoalmente sobre a questão. Uma apuração da Globo News, realizada nesta quinta-feira (27), indicou que o parlamentar não teria interesse em pautar o assunto no momento.

Redação

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026