A Paraíba o tempo todo  |

PMJP vai melhorar tráfego nas principais da cidade

Como forma de melhorar cada vez o trânsito de João Pessoa, facilitar o acesso das pessoas a diversos pontos da cidade e minimizar os congestionamentos, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) coloca em prática este ano uma série de projetos de reordenamento da circulação de veículos e pedestres pelas principais vias da Capital. A execução fica a cargo da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e entre as principais intervenções está a criação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Epitácio Pessoa e a transformação da Josefa Taveira, principal do Bairro de Mangabeira, em mão única.

Com a criação da faixa exclusiva para ônibus na Epitácio Pessoa, a via passará a ser preferencial para esse tipo de veículo de transporte coletivo. Também está prevista a construção de baias, para que os ônibus não atrapalhem o trânsito ao realizar paradas. “Nós queremos estimular o uso do transporte público, que é um instrumento para diminuir engarrafamentos e ainda colaborar para a preservação do meio ambiente. Essas medidas farão com que haja melhorias nesse tipo de transporte, reduzindo o tempo das viagens e garantindo mais conforto aos usuários”, explicou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Binários – O projeto para desobstrução da Epitácio Pessoa ainda implicará em mudanças na Avenida Júlia Freire, que passará a ser prioritária para os veículos que não fazem o transporte público. A via poderá ser utilizada sem a realização de paradas, o que diminuirá o tempo de deslocamento para os motoristas. Semáforos já estão sendo instalados como forma de garantir a fluidez do tráfego.

Para desafogar a Epitácio Pessoa haverá a criação de binários nas avenidas Espírito Santo e Minas Gerais, ou seja, essas duas vias que são paralelas e mão dupla passam a ser mão única. Será criado um binário na João Vieira Carneiro e na Aurélio Rocha. Também haverá melhorias na Avenida Santa Catarina, criando uma alternativa a mais para os motoristas.

Mangabeira – Outra via que passará por mudanças é a Josefa Taveira, localizada no Bairro de Mangabeira. A rua principal do bairro se tornará mão única para garantir a fluidez do trânsito. Nessa via haverá a priorização do transporte público. Também serão estabelecidas áreas de estacionamento. No projeto está previsto promover uma melhoria das calçadas, tornando-as padronizadas e garantindo assim a acessibilidade e melhoria do passeio. “Essas medidas pretendem eliminar os engarrafamentos existentes da Josefa Taveira”, disse o diretor de Trânsito, Omar Ramalho.

Para este ano também está prevista a execução do projeto de reordenamento na área central da cidade. O projeto estabelece mão única em algumas vias e ainda a inversão do fluxo em outras localidades, como forma de reduzir os congestionamentos, principalmente nas saídas do Centro. Para a região da orla, a proposta é fazer mudança na circulação, implantando também mão única em algumas vias.

Crescimento da frota – As medidas vêm sendo adotadas como forma de evitar os congestionamentos gerados pelo grande aumento da frota ocorrido nos últimos anos. Para se ter uma idéia, apenas em 2008 o número de veículos em João Pessoa apresentou um crescimento de 12%, chegando a 186.896 automóveis circulando pelas ruas da Capital. Já a frota de motos apresentou crescimento de 27% no ano passado, chegando a 40.750 veículos.

Esse crescimento implicou no aumento do índice de motorização, fazendo com que 26,97 pessoas em cada grupo de 100 habitantes possuíssem veículo. Em 2000, esse índice de motorização para cada grupo de 100 pessoas era de 16,88. Ou seja, em oito anos o nível de motorização apresentou um crescimento de 59,77%.

SECOM

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe