Categorias: Paraíba

PMJP orienta população sobre os cuidados na escolha das mudas de árvores

PUBLICIDADE

 João Pessoa é conhecida como uma cidade onde a população faz questão de preservar suas áreas verdes. Nos quintais e jardins é fácil encontrar pés de jambeiros, castanholas, cajueiros e outras espécies de árvores. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), respeitando essa tradição e cuidando do nosso patrimônio ambiental, tem desenvolvido uma série de ações para manter as áreas verdes e orientar a população sobre o cultivo de novas mudas de árvores.

 

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica no Valentina Figueiredo, na Granja Sesc Gravatá, é o local onde nascem as mudas de árvores que são utilizadas no plantio urbano da cidade. Uma equipe composta por jardineiros, engenheiro agrônomo e biólogos faz a pesquisa e o preparo das futuras árvores. As sementes de árvores nativas são coletadas na região da Paraíba e Pernambuco e tratadas no Viveiro. “Damos preferência às mudas nativas, pois elas se adaptam melhor ao nosso clima e crescem mais saudáveis. Essa é uma prioridade do Viveiro”, destacou o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão e Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam.

 

Orientação à população – Qualquer cidadão pode se dirigir ao Viveiro e pegar a sua muda de árvore. É fornecida uma muda por pessoa. No local é preenchida uma ficha com os dados e são repassadas as orientações sobre o local adequado para o plantio.

 

Anderson Fontes lembra ainda que é preciso cuidado na hora da escolha das mudas. “Algumas árvores têm raízes que se espalham pela calçada e podem comprometer a estrutura. É preciso ainda saber se há redes de esgoto ou fiação no local do plantio para que se escolha uma muda que tenha raízes adequadas. Do contrário vamos perder a muda e não queremos de forma alguma que essa árvore, quando adulta, seja retirada do local. Essa medida drástica é feita em último caso, quando não há como recuperar a planta”, conclui.

A secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, ressaltou que a produção de mudas é um dos braços das ações ambientais da PMJP. “Em 2013 e 2014 nós produzimos, plantamos e distribuímos 58.428 mil mudas de árvores nativas, como parte da política de arborização urbana da cidade. O cuidado com o patrimônio ambiental da cidade também se dá com a Educação Ambiental nos licenciamentos, na fiscalização e em campanhas específicas”, concluiu.

 

Até o fim de 2015, a PMJP deverá ter produzido 50 mil mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal. Para ter mais informações sobre como adquirir uma muda o cidadão pode ligar para o telefone 3264 1680, número da Divar.

 

Secom-JP

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026