Categorias: Paraíba

PMJP lança projetos de enfrentamento à violência contra mulheres e jovens

 A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promoveu o lançamento de dois programas que pretendem utilizar estratégias de enfrentamento à violência: “Mulheres da Paz” e “Protejo”. Enquanto o primeiro tem como alvo o público feminino, o segundo visa desenvolver ações para o público jovem em situação de vulnerabilidade. A solenidade de lançamento de ambos os projetos aconteceu nesta quinta-feira, (13) na Escola Violeta Formiga, no bairro de Mandacaru e contou com a participação da diretora do Programa de Ações Afirmativas da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção à Igualdade Racial (Seppir), Monica Oliveira.

 

Para o enfrentamento da violência contra as mulheres, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) está à frente do projeto “Mulheres da Paz”, que está ligado ao programa federal “Juventude Viva”. Além da verba federal para execução do projeto, a PMJP tem como contrapartida providenciar a infraestrutura e a capacitação das mulheres envolvidas no projeto. O primeiro bairro a receber os projetos em João Pessoa é Mandacaru.

 

Para Socorro Borges, secretária da SPPM, a PMJP aderiu ao projeto como forma de reafirmar o compromisso com políticas de enfrentamento à violência. “Vamos capacitar 50 mulheres no bairro para que elas possam estar aptas a orientar outras mulheres em condições de violência e fazê-las procurar os serviços que estão à disposição para o bem-estar de todas as mulheres”, revelou.

 

“Protejo” – A diretora do Seppir, Mônica Oliveira, que participou da solenidade de apresentação dos projetos, destacou a execução do “Protejo”, cujo objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social.

 

“O programa quer fortalecer mecanismos para retirarmos essa juventude negra de condições de vulnerabilidade. A proposta é estimular a melhoria de ofertas de inclusão social por meio de políticas segmentadas. Esperamos desenvolver essas políticas com diálogos entre todas as esferas políticas e neste sentido a gestão municipal está no caminho certo para o êxito do projeto”, destacou.

 

O projeto de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável é destinado a adolescentes e jovens, prioriza a formação sociocultural e cidadão, bem como a qualificação para o trabalho, visando à pacificação social e o fortalecimento da cidadania, atendendo, inclusive, jovens egressos do sistema prisional, em cumprimento de medidas socioeducativas ou de penas alternativas, em situação de rua e vítima de criminalidade.



Secom-JP

 

 

Últimas notícias

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

16 de fevereiro de 2026