A Paraíba o tempo todo  |

PMJP inaugura estações elevatórias na Capital

As reivindicações de centenas de moradores da Região Sudoeste de João Pessoa começam a ser atendidas com a entrega das estações elevatórias da Ilha do Bispo, nesta sexta-feira (24), as 10 horas da manhã, no Acesso Oeste, nas proximidades do viaduto. Com essa ação do Governo Municipal, inúmeras famílias irão contar com uma rede de tratamento de esgoto.

Essas unidades foram iniciadas em gestão anterior a do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), porém a não conclusão impossibilitou o funcionamento de todo o sistema. A iniciativa de reabilitar o sistema foi possível depois de firmado um Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), o Ministério Público e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Foram destinados R$ 800 mil para a execução da obra, oriundos de recursos próprios da Prefeitura.

Serviços – Na Ilha do Bispo foram instaladas quatro das sete estações elevatórias, sendo uma central e três auxiliares. A central é localizada na Via Oeste da Capital. Nelas foi executada a recuperação física do prédio, da parte eletro-mecânica, substituição das redes elétrica e hidráulica, instalação de geradores de força e a recuperação da caixa de areia e da casa de bomba. As demais estações são localizadas no bairro do Alto do Mateus (1) e Bairro dos Novaes (2). Nelas estão sendo executadas intervenções semelhantes e a entrega está prevista para o meio deste ano.

As estações elevatórias são responsáveis pelo recolhimento de dejetos da rede coletora, que em seguida destina tudo para a estação de tratamento. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para as estações, o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas.

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe