PMJP e MP avançam no debate para definição do projeto arquitetônico e urbanístico de requalificação da orla

PUBLICIDADE

O projeto arquitetônico de padronização de quiosques e de urbanismo para a requalificação e reordenamento da orla do Cabo Branco foi tema central de reunião, na manhã desta segunda-feira (14), com a promotora de Justiça Cláudia Cabral Cavalcante, na sede da Secretaria de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O projeto elaborado pela Seplan é parte das ações definidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado há exatamente um mês entre o Ministério Público Estadual MPPB) e a Prefeitura de João Pessoa. E foi apresentado à promotora pelo secretário de Planejamento, José William, e o diretor de Urbanismo da Seplan, Marcos Nóbrega.

O secretário José William e o secretário executivo Airton Falcão explicaram, na ocasião, que o projeto é fruto do diálogo construtivo entre as partes interessadas e pode e deve ainda receber “alguns pequenos e eventuais ajustes”.

Pontos fundamentais – O fundamental, segundo frisou José William, é que o projeto já soluciona pontos importantes, como a padronização e ocupação dos quiosques, a ciclovia, a acessibilidade e a mobilidade na área. Além do estacionamento ao longo da orla, que terá mais vagas com o aumento de cerca de 50% em relação à capacidade atual.

“Reiteramos nesse encontro nossa disposição e determinação para o diálogo institucional permanente, transparente e respeitoso na busca pela solução dos problemas”, observou o secretário ao destacar ter sentido da parte da representante do Ministério Público “total reciprocidade para avançarmos nas discussões ora em andamento”.

Após tirar dúvidas e fazer observações em relação ao projeto arquitetônico/urbanístico, a promotora Cláudia Cabral Cavalcante tratou com a equipe técnica da Seplan de outros temas relacionados ao planejamento e crescimento da cidade, como o Plano Diretor, o zoneamento urbano e expedição da alvarás e Habite-se.

Sobre esses temas, ela recebeu informações das diretoras da Unidade Executiva de Uso do Solo, Perla Felinto, da Diretoria de Controle Urbano, Geórgia Martins, do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, Valéria von Büldring, e do chefe de Gabinete da Seplan, Sérgio Oliveira.

A promotora disse, ao final da reunião, que ao Ministério Público interessa a “busca pela solução dos problemas, de forma geral, por meio do diálogo de uma política institucional”. E reforçou: “o diálogo entre as instituições tem sido fundamental para o avanço nas soluções desses conflitos”.

O TAC – Com cerca de 50 cláusulas, o Termo de Ajustamento de Conduta regulamenta não só as atividades dos quiosques, barracas e comércio ambulante, mas também as condições e horários de funcionamento desses serviços. E reordena, entre outros, a prática de atividades físicas e esportivas e a locação de brinquedos elétricos, como triciclos e patinetes.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bastidores: grupo Leitão já dá sinais de adesão a Cícero Lucena na corrida pelo Governo da PB

Nos bastidores da política paraibana, os sinais começam a se alinhar e indicam um possível…

18 de dezembro de 2025

“Fizemos a nossa parte e seguiremos na defesa da democracia” diz Veneziano ao lamentar aprovação do PL da Dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou a aprovação do Projeto de Lei da…

18 de dezembro de 2025

João Azevêdo confirma conversa com Ricardo Barbosa e sinaliza definição de candidatura em Cabedelo pela base aliada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), confirmou, nesta quinta-feira (18). que já manteve conversa…

18 de dezembro de 2025

CNN: Lula acena a Hugo Motta e União Brasil com demissão de Sabino

A analista da CNN Isabel Mega avalia que decisão do presidente visa estreitar laços com…

18 de dezembro de 2025

Após publicação enigmática nas redes sociais, Romero Rodrigues detalha conversas do Podemos para 2026

A publicação enigmática feita pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) nas redes sociais, nesta terça-feira…

18 de dezembro de 2025

TRE-PB aprova Eleição Suplementar em Cabedelo para abril de 2026

Reunida na 86ª Sessão Ordinária nesta quinta-feira (18), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da…

18 de dezembro de 2025