Categorias: Paraíba

PMJP autoriza funcionamento de estabelecimentos de bronzeamento artificial

PUBLICIDADE

A prefeitura de João Pessoa autorizou ontem (06), por meio de ato publicado no Diário Oficial do Município de João Pessoa a Lei Ordinária nº 15.465, de 4 de fevereiro de 2025, que autoriza o funcionamento de estabelecimentos de bronzeamento artificial na cidade. A lei estabelece as condições e requisitos necessários para a operação desses serviços no município.

Segundo a legislação, os estabelecimentos que oferecerem serviços de bronzeamento artificial devem obter o alvará sanitário ou documento equivalente da Vigilância Sanitária Municipal. O processo de bronzeamento artificial é definido como o escurecimento da pele por meio da exposição controlada a raios ultravioleta (UV) em equipamentos específicos.

Ainda conforme a lei também detalha as responsabilidades dos proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos, que devem garantir a salubridade, a proteção à saúde dos trabalhadores, e o conforto ambiental nos espaços destinados ao bronzeamento artificial.

Critérios exigidos – Dentre as normas estabelecidas as obrigações, estão a instalação de câmaras de bronzeamento artificial com a documentação que comprove a segurança dos equipamentos, a realização de manutenção preventiva, e a limpeza e desinfecção das câmaras de bronzeamento. A treinamento de profissionais para operar os equipamentos também é uma exigência, sendo necessário manter comprovantes de treinamento para fiscalização.

Além disso, os estabelecimentos devem manter registros de ocorrência e um cadastro de clientes, com informações detalhadas, incluindo a avaliação médica dos clientes antes do atendimento. A avaliação deve incluir uma análise sobre riscos como câncer de pele, queimaduras solares e outras condições que contraindiquem o uso dos equipamentos de bronzeamento artificial. O não cumprimento das normas pode resultar em infração à legislação sanitária e em sanções conforme a Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

Carro-forte capota e quatro seguranças ficam feridos no Litoral Sul da Paraíba; veículo transportava 30 malotes de dinheiro

Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…

20 de dezembro de 2025

Em nota, família do vereador Edmilson Soares revela que estado de saúde do parlamentar é ‘grave e irreversível’

O deputado estadual Tanilson Soares, filho do vereador Edmilson Soares, de João Pessoa, usou seu…

20 de dezembro de 2025

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Cícero Lucena recebe título de Cidadão de Manaíra e celebra 64 anos do Município

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025