O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Edilton Nóbrega, vai apresentar dois projetos para recuperação ambiental e acompanhamento técnico, na Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas do Iclei (Local Governments for Sustainability -Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) e no V Encontro Nacional do CB27, que ocorre até esta sexta-feira (14), em Belo Horizonte (MG). Participam do evento secretários de meio ambiente de todas as capitais do País.
O secretário vai falar sobre o Cadastro Técnico Municipal e os Wetlands Artificiais, que deverão ser colocados em prática a partir de fevereiro de 2015. O Cadastro Técnico Municipal, com base no Plano Diretor e no zoneamento da cidade, vai cadastrar todas as atividades que tenham potencial poluidor, para que, no ato do licenciamento do empreendimento, sejam planejadas as ações mitigadoras e compensatórias.
Os Wetlands Artificiais são sistemas que promovem a biorremediação para qualidade das águas em sistemas aquáticos urbanos. Durante o processo, organismos vivos, como microrganismos, fungos, plantas e algas verdes são utilizados para remover ou reduzir contaminações no ambiente, regenerando o equilíbrio do ecossistema original. Funcionam como jardins suspensos, com o objetivo de filtrar a água.
Os Wetlands Artificiais serão desenvolvidos em parceria com o Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aplicados, inicialmente, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Rio Jaguaribe e no Rio Cabelo.
Iclei – Local Governments for Sustainability ou Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, funciona como uma associação internacional de governos locais e organizações governamentais, com o compromisso de refletir e planejar ações de desenvolvimento sustentável. A associação foi criada em 1990, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, durante o Congresso Mundial de Governos Locais para um Futuro Sustentável.
CB 27 – É o Fórum que reúne os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e tem como objetivo fomentar, a longo prazo, a comunicação sobre boas práticas entre as cidades.
A Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas do Iclei e o V Encontro Nacional do CB27 tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação Konrad Adenauer, que atua no Brasil há mais de 40 anos. É uma fundação alemã, que trabalha com educação, política e assessoramento em defesa da paz, liberdade e justiça, fortalecendo o diálogo internacional.
PMJP
Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (02), o líder da Oposição na…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou nesta terça-feira (3) o novo superintendente da…
Um homem foi assassinado a tiros na manhã de hoje (3), no bairro Funcionários IV,…
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…