A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), inscreve, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), para três cursos de capacitação: designer de sobrancelha, maquiagem para festa e bartender. Há 30 vagas para cada curso e as inscrições serão realizadas na Sedest – sala do Programa ‘Eu Posso Aprender’ – na Rua Diogo Velho, 150, Centro. Os interessados devem apresentar cópias da documentação exigida: RG, CPF e comprovante de residência.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias, o objetivo é inovar nas capacitações disponibilizadas para gerar novas oportunidades de empreendedorismo à população. “Queremos que as pessoas inscritas nos nossos cursos possam ingressar com celeridade no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. Trabalhamos para que quem deseja ser dono de um empreendimento possa começar na atividade a partir dessa capacitação gratuita”, afirma.
Conforme o diretor de Capacitação do ‘Eu Posso Aprender’, Raony Pontes, as aulas já começam na terça-feira (9) e seguem até a quinta-feira (11), nos turnos de manhã, tarde e noite, ministradas por meio de parceria com a empresa Inovatec, no Atlântico Praia Hotel, em Tambaú. A carga horária total da capacitação é de 20 horas-aula.
“O curso é para pessoas com ou sem experiência nas áreas disponíveis. Além da capacitação, nossa ideia é trazer oportunidades para quem quer desenvolver uma atividade, seja para aprender ou aprofundar os conhecimentos, de modo a crescer e melhorar seu desempenho naquela função”, comenta Raony Pontes.
No ano de 2025, a Sedest capacitou mais de cinco mil pessoas em cursos de qualificação profissional e capacitação de curto prazo, em segmentos como serviços – áreas como gastronomia, beleza e turismo – e indústria – a exemplo do curso de operador de máquinas pesadas. “Em parceria com a Uninassau, realizamos vários cursos de gastronomia, em 2025, como produção de biscoitos, doces para festas, hambúrguer artesanal e preparação de pizza. No ano que vem, vamos disponibilizar mais cursos na área de estética”, adianta o diretor de Capacitação.
Secom-JP








