Os moradores de Campina Grande estão sendo surpreendidos com cartazes apregoados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com uma mensagem informando que há um grupo de pessoas se passando por aferidores de glicemia para disseminar o vírus HIV/Aids nas residências dos cidadãos. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a informação é falsa.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Direção de Vigilância em Saúde (DVS), responsáveis pelo monitoramento de rumores e de ocorrências que colocam em risco a saúde pública coletiva, por meio do seu rastreio de informação, não têm nenhum registro de acontecimento similar na cidade.
O comunicado falso que está circulando, inclusive nas redes sociais, é imputado à Vigilância Sanitária. A Gevisa de Campina Grande também esclarece que não emitiu nenhum alerta neste sentido e que quaisquer notificações públicas à população somente são realizadas por meio de veículos oficiais de comunicação.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece também que os serviços aos cidadãos que são prestados nas residências somente são realizados com equipes devidamente identificadas e conhecidas das comunidades, a exemplo dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e Equipes de Estratégia de Saúde da Família.
Ainda no tocante ao combate à desinformação, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que os cidadãos que tiverem quaisquer dúvidas sobre temas de saúde pública busquem esclarecer as informações por meio do telefone (83) 3077-1321 ou pelos canais oficiais da pasta.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…
A secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, Capitã Rebeca, realizou uma inspeção na…
Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…
A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…
O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…