A Paraíba o tempo todo  |

Pico do Jabre entra em debate

Estudantes, pesquisadores, autoridades e sociedade civil vão discutir na próxima semana a preservação do ponto mais alto da Paraíba, o Pico do Jabre. Uma semana inteira será dedicada a conscientizar e explicar aos moradores de Maturéia e Mãe d’Água sobre a riqueza natural existente na região. A I Semana do Meio Ambiente “Salve o Pico do Jabre” é uma iniciativa do Fórum Salve o pico do Jabre, que envolve pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O evento ocorreu de 06 à 09 de junho.

A programação vai envolver palestras da Polícia Ambiental sobre crimes contra o meio ambiente, além de expor à comunidade toda a riqueza de flora e fauna existentes no Parque Estadual onde fica localizado o ponto culminante. No evento, os prefeitos das duas cidades, além de secretários do município e do Estado de Meio Ambiente foram convidados a participar das discussões.

 

A professora Solange Maria Perkel, que pesquisa sobre borboletas desde 2011, explica que uma espécie rara e ameaçada de extinção foi encontrada no Pico do Jabre e acendeu o alerta da ciência. “O Pico do Jabre contém 150 espécies de borboletas e uma delas, ameaçada de extinção, só foi encontrada lá. A única população conhecida no mundo é a dela, no Pico do Jabre. Ninguém via a Heraclides himeros baia, em torno de 70 anos, e nós a encontramos. Essa espécie é conhecida popularmente como “rabo de andorinha”, e dada a importância do achado dessa espécie, esse encontro foi publicado em uma revista científica internacional”, explicou.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe