Categorias: Paraíba

Pichações se espalham pelo Centro Histórico de João Pessoa

PUBLICIDADE

O Centro Histórico de João Pessoa, um dos principais pontos turísticos da cidade, sofre com a ação dos pichadores. Imóveis e monumentos da região apresentam as marcas do vandalismo. Revitalizada pela última vez em 2012, a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves encontra-se com pichações que, em determinados pontos, sobem até perto do teto da edificação.

Morador do Largo de São Frei Pedro Gonçalves, coração do Centro Histórico da Capital, onde ficam o Hotel Globo, o IAB.pb e a igreja com mesmo nome, o arquiteto e aquarelista Sóter Carreiro, reconhece o problema e diz que sempre que picham sua casa ele a pinta novamente. Sóter acredita que a instalação de um posto da Guarda Municipal afastaria os pichadores da localidade, diminuindo consideravelmente o desrespeito com o patrimônio público e histórico.

Enuanto medidas não são tomadas os pichadores seguem desrespeitando as autoridades e fazendo pichações em prédios públicos e privados, principalmente no Centro Histórico de João Pessoa. Nem o prédio da Associação do Comércio escapa das pichações. Prédios particulares da principal avenida da cidade, a Epitácio Pessoa, e de diversos bairros, a exemplo de Jaguaribe e Cruz das Armas, também não escapam das pichações.

Segundo o promotor de eventos Rogeraldo Campina, a pichação não é arte, é sujeira, e ao que parece os autores não se intimidam com as autoridades, gostam de desafios e enquanto nenhum deles for punido, essa sujeira tende a continuar por toda a cidade.

As pichações geralmente são feitas em horários noturnos e possivelmente na madrugada por jovens que não se intimidam com a altura dos prédios nem temem a polícia. Há dois anos, os responsáveis pelo Centro Histórico de João Pessoa afirmaram que iriam colocar câmaras em todos os locais para flagrar a ação dos vândalos. Ontem, um dos empresários do setor, Tiê Maia, disse que os pichadores agem sem medo porque não existem fiscalização e nem as câmeras que foram prometidas para o local.

Os pichadores geralmente agem com spray, canetas hidrocor ou tinta comum. Não respeitam os imóveis, sejam eles públicos ou privados, e pintam nomes ou códigos de grupos específicos que só eles identificam. As pessoas que veem as pichações nas ruas ficam imaginando como eles conseguem subir em prédios tão altos para realizarem o trabalho de pichação, sem sofrer um acidente e sem serem vistos. Na verdade, disse a comerciária Ana Maria, os pichadores não respeitam empresários nem gestores públicos. “Me parece que eles disputam entre eles quem faz mais pichações em locais mais altos. Até em locais com letreiros informando sobre a proibição de cartazes ou pichações não são respeitados. Para eles esses locais são inspiradores e desafiadores”, disse Ana Maria.

Segundo o síndico de um dos prédios alvo de pichadores na Avenida Epitácio Pessoa, Leonardo Pessoa, nem ele nem as pessoas que têm salas alugadas não sabem como e nem a hora que os pichadores entraram no imóvel. Ele disse que já fez Boletim de Ocorrência em uma delegacia e o escrivão informou que a pena para quem for pego fazendo pichações varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.



PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Princípio de rebelião é registrado em presídio na cidade de Patos

Um princípio de rebelião foi registrado no início da manhã desta quarta-feira (10) no Presídio…

10 de dezembro de 2025

Empresário paraibano é encontrado morto no RN; quatro suspeitos são presos na PB

O empresário Sérgio Leandro de Almeida Borba, de 47 anos, foi encontrado morto na tarde…

10 de dezembro de 2025

OUÇA – Presidente do PT na PB, Cida Ramos minimiza pré-candidatura de Flávio Bolsonaro: “Lula não escolhe adversários”

A presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), a deputada estadual Cida…

10 de dezembro de 2025

Vereador Guga PET descarta infarto e confirma que cumprirá período de repouso

O vereador Guga PET (PP) recebeu alta médica nessa terça-feira (09), após passar mal durante…

10 de dezembro de 2025

Câmara aprova PL da Dosimetria que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe; veja voto dos paraibanos

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o texto-base do chamado PL…

10 de dezembro de 2025

Procurado por homicídio em Alagoas é preso dentro de agência do INSS na Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba prendeu, nessa terça-feira (09), um homem acusado de homicídio e…

10 de dezembro de 2025