Pessoas que tiveram covid devem aguardar 28 dias para tomar a vacina, alerta PMJP

PUBLICIDADE

Com o aumento de casos de síndromes gripais, seja Covid-19 ou Influenza, cresce também a procura da população pela vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa orienta que as pessoas que contraíram a doença e não foram imunizados com a vacina esperem 28 dias para receber a dose. O intervalo é contado a partir da data do início dos sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, o prazo é importante para que alguns sintomas comuns à reação da vacina e da doença não se confundam.

“Para receber a vacina, seja a que previne contra Covid-19, Influenza ou qualquer outra vacina de rotina, é importante que o usuário não esteja adoecido ou com suspeita de síndrome gripal. Neste caso é importante que a pessoa melhore até que procure uma unidade de saúde para receber o imunizante”, explicou o enfermeiro e chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino.

“No caso suspeito e confirmado para Covid-19, das pessoas que não foram imunizadas, a orientação é esperar quatro semanas para receber a dose”, orientou o coordenador. Já no caso de crianças que vacinou contra Covid-19, deve aguardar o intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas, exceto a da raiva. Para esta, não há necessidade de intervalo.

Segurança dos imunobiológicos – As vacinas que previnem contra Covid-19 são seguras, e se vacinar ajuda na proteção contra o desenvolvimento severo da doença, que pode levar ao óbito. “Independente do imunizante, o usuário pode vir a experimentar alguns efeitos colaterais, que indicam sinais de que o organismo está construindo proteção. Não ter efeitos colaterais não significa que a vacina seja ineficaz. Significa que todos respondem de forma diferente”, explicou Fernando Virgolino.

Proteção – Para garantir mais uma forma de prevenção de doenças para a população, a Prefeitura Municipal, por meio da Seção de Imunização, disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI), estando disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI).

Compõe o calendário as vacinas BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.

Além das vacinas que fazem parte do calendário como esquema vacinal, também são ofertadas a vacina antirrábica humana e a de febre amarela para casos específicos dos usuários. Para ser vacinado, é preciso estar portando o Cartão do SUS, documento com foto e cartão de vacina, que vai orientar sobre a necessidade da administração e a forma como vai acontecer.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464