Categorias: Paraíba

Pesquisa Consult/Correio: saiba quem tem a maior rejeição no eleitorado de João Pessoa

PUBLICIDADE

Em quarto lugar na pesquisa estimulada para prefeito de João Pessoa, com 9% das intenções de voto, a ex-secretária de Planejamento Estela Bezerra (PSB) é a candidata que apresenta a maior rejeição: 19,8%. É o que revela a pesquisa (estimulada) realizada pela Consult, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação. A socialista encabeça a coligação ‘Pra seguir em frente’.

 

O segundo com maior rejeição entre os eleitores entrevistados é o senador Cícero Lucena (PSDB), na disputa pela coligação ‘Por amor a João Pessoa sempre’, com 18,3%. Ele vem seguido pelo peemedebista José Maranhão, da coligação ‘João Pessoa mais feliz’, com 17%. Na pesquisa estimulada, os dois apresentaram um empate técnico.

 

Em quarto no quesito rejeição está o deputado estadual Luciano Cartaxo (coligação ‘Unidos por João Pessoa’. Ele foi citado por 4,7% dos entrevistados pela pesquisa. Lourdes Sarmento do PCO vem em quinto com 3,3%, seguida por Antônio Radical (PSTU), 2,9%. O candidato que apresentou menor rejeição foi o professor Renan Palmeira, do Psol, com 1,7%. Dos entrevistados, 6,4% disseram que rejeitam todos os nomes postos à disputa e 25,9% não souberam dizer.

 

Preferência x rejeição

 

Dos eleitores de Cícero Lucena, segundo a Consult, 28,5% rejeitam Estela, 30,8% não querem saber de Zé maranhão. Outros 9,5% rejeitam Luciano Cartaxo e 3,6% não querem Lourdes Sarmento. Outros 2,8% rejeitam Antônio Radical e 1,2 %, Renan Palmeira. Entre os eleitores de Estela, 30% rejeitam Cícero Lucena e 34,4% não querem Maranhão. Apenas 5,6% rejeitam Luciano Cartaxo, 2,2% não querem saber de Lourdes Sarmento, 3,3% ignoram Radical e 2,2% não querem Renan Palmeira.

 

No eleitorado de José Maranhão, segundo a pesquisa Consult, 30,9% rejeitam Estela e 27,7% não querem Cícero. Somente 5,6% rejeitam Luciano, 4% rejeitam Lourdes sarmento, 4,4% não querem Radical e 3,2% rejeitam Renan Palmeira. Entre os eleitores de Luciano Cartaxo, 21,1% rejeitam Estela, 31% rejeitam Cícero Lucena e 23,2% não querem Maranhão. Outros 4,2% rejeitam Lourdes Sarmento, 1,4% rejeita Radical, mesmo percentual de rejeição de Renan Palmeira. Dos eleitores de Lourdes Sarmento, 50% rejeitam Cícero Lucena.

 

Quem vai ganhar

 

A Consult quis saber ainda: “Em sua opinião, que o(a) Sr(a) acha que vai ganhar a eleição para prefeito de João Pessoa)”. Dos eleitores entrevistados, 33,4% responderam que o senador Cícero Lucena ganhará as eleições em 7 de outubro deste ano. Para 29,8%, que vai ganhar a eleição é o ex-governador José Maranhão.

 

O terceiro mais citado foi o deputado petista Luciano Cartaxo: 8,8%. Já Estela Bezerra obteve 5,9%. Antônio Radical e Renan Palmeira obtiveram 0,2% e 0,1%, respectivamente. A candidata do PCO, Lourdes Sarmento, não foi citada. Os indecisos (não sabem dizer) somam 21,8%.

 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00045/2012 no dia 16 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.000 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos.

 

Antônio Radical

 

O candidato Antônio Radical (PSTU) disse que se surpreendeu com o resultado divulgado pela pesquisa. “O que foi mostrado não corresponde com as respostas que tenho recebido nas ruas, no ‘corpo a corpo’, nos debates e nas entrevistas. As pessoas têm nos procurado para conhecer a nossa sede e têm elogiado as nossas propostas.” Ele reforçou: “Não é possível que a gente não esteja pontuando de algum modo nessas pesquisas. Só tenho a lamentar que candidatos que já governaram o Estado ou a cidade estejam na frente”.

 

Cícero Lucena

 

Cícero Lucena, da coligação “Por Amor a João Pessoa Sempre” (PSDB, PSC, PTN, PT do B, PHS, PRTB, PSDC e PSL), disse que espera crescer ainda mais nas próximas pesquisas. “Pela boa recepção das pessoas nas ruas, acredito que vamos aumentar cada vez mais a nossa força. As pesquisas já têm demonstrado isso”, afirmou. Entusiasmado com o resultado da pesquisa, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), coordenador de campanha do candidato, acredita que a disputa entre o ex-prefeito de João Pessoa e o ex-governador José Maranhão deve ser decidida no segundo turno.

 

Estela Bezerra

 

Ao comentar os números, a candidata Estela Bezerra (PSB) reafirmou, através de nota encaminhada pela assessoria de imprensa, que as eleições são definidas na abertura das urnas, e não nas pesquisas. “Não vou me abater quando a pesquisa me botar para baixo, nem vou ficar feliz quando ela me colocar para cima. Só se ganha eleição na urna e no voto, e eles só são conhecidos no dia sete de outubro”, comentou. Estela disse ainda que os números divulgados na pesquisa não mudarão em nada a sua programação para a campanha. “Até o dia da eleição nós estaremos trabalhando”.

 

José Maranhão

O ex-governador José Maranhão (PMDB) afirmou que conta com pesquisas internas que o colocam em situação melhor que a indicada na pesquisa, embora esteja tecnicamente empatado com Cícero Lucena (PSDB). “A pesquisa aponta empate entre eu e Cícero, com os dois liderando. Não vou ser hipócrita e negar que estou muito feliz com o resultado porque estou na frente”, disse. Segundo José Maranhão, os resultados das pesquisas internas são mais determinantes sobre as estratégias da campanha.

 

Lourdes Sarmento

 

Lourdes Sarmento (PCO) declarou que o percentual de pessoas que ainda não decidiram em quem vão votar pode mudar o destino da eleição. “Do ponto de vista dos que estavam na frente, o resultado da pesquisa não mudou muito com relação às anteriores. O espantoso é que existe um número grande de pessoas que não tem posição definida sobre o voto. Isso pode ser um elemento surpresa, possibilitando o avanço dos que têm rejeição”. Ela acredita que o percentual de pessoas que apostam em sua candidatura é muito maior do que o divulgado.

 

Renan Palmeira

 

Candidato pelo Psol, Renan Palmeira disse que quer conquistar a fatia dos 25% da população que vai votar nulo ou ainda não sabe em quem votar. “Ficou claro que ¼ dos pessoenses não acredita na candidatura dos quatro grandes candidatos, José Maranhão, Cícero Lucena, Luciano Cartaxo e Estela Bezerra. Quero resgatar esse percentual e fazer a diferença à frente da Prefeitura Municipal”, declarou. Ele acredita que o seu percentual na disputa seja maior do que o divulgado. “A nossa aceitação tem sido muito positiva nas ruas, após o guia”.
 

 

JORNAL CORREIO

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026