A Paraíba o tempo todo  |

Pela segunda vez mancha escura volta a aparecer no mar da Grande João Pessoa

Pela segunda vez este ano, uma mancha escura e com mau cheiro voltou a aparecer em um maceió entre as praias do Bessa e Intermares, localizadas em João Pessoa e Cabedelo. As manchas são semelhantes as que apareceram, em março e maio de 2025, no trecho que fica localizado perto da foz do Rio Jaguaribe.

Em nota, nesta quinta-feira (15), a Sudema explicou que o local é uma região de mangue, e, portanto, “a água acumulada possui grande concentração de matéria orgânica em decomposição, o que confere cor e odor característico”.

O órgão informou que o trecho vem recebendo despejos de esgotos de comunidades. “Esse é um problema sócioambiental que está em discussão entre o Ministério Público Federal, o Governo do Estado e às prefeituras de João Pessoa e Cabedelo”.

A Sudema ainda orientou que os banhistas evitem o banho de mar em um raio de 100 metros do ponto de desague.

Manchas vêm aparecendo no mar entre as praias do Bessa e Intermares, entre a capital paraibana e a cidade de Cabedelo.

O lugar é um estuário, onde um trecho do Rio Jaguaribe chega a um mangue para desembocar no mar à frente. A foz do rio é o oceano, porém, é comum ele ficar retido no manguezal. A água da mancha escura veio de um sistema poluído de rio e mangue e foi parar na praia, de acordo com especialistas.

O local recebe uma parte do Rio Jaguaribe chamada de “Jaguaribe Morto”, por causa da poluição, especialmente por redes de esgoto. Segundo o urbanista Segundo o urbanista Marco Suassuna, o trecho “morto” é alimentado por águas da chuva e da rede de drenagem, mas também acumula esgoto e resíduos devido à urbanização desordenada.

Redação

Foto: TV Cabo Branco

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe