Categorias: Paraíba

PCdoB reafirma apoio a Maranhão e acusa Watteau de omissão

O presidente estadual do PCdoB, Agamenon Sarinho divulgou uma nota que rebate as queixas de Watteau e ainda o classifica, de maneira velada, de “filiado omisso”. O mbróglio aconteceu porque o PCdoB anunciou, na última segunda-feira, 29, seu apoio à reeleição do governador José Maranhão (PMDB), o coordenador do Procon Municipal, Watteau Rodrigues contestou a decisão e disse que ela não tinha sido referendada pelas bases comunistas no Estado. O filiado foi além e ameaçou recorrer à executiva nacional contra a composição do partido com o PMDB.

Confira a íntegra da nota

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL COMITÊ ESTADUAL – PARAÍBA

Aos amigos e aliados do PCdoB Ao povo paraibano

Como é de conhecimento público, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) declarou no dia 29 de março seu posicionamento face às eleições estaduais de outubro próximo. Posição que reflete em sua integridade a tática partidária aprovada no ‘XII Congresso’ e tem como centro a defesa da continuidade do ciclo político iniciado pelo governo Lula em 2002.

Por conseqüência, visa derrotar em toda linha as forças adversárias, associadas aos interesses antinacionais e inimigas do povo brasileiro, representadas pelo PSDB e DEM. Por isso, o PCdoB apóia, na Paraíba, a aliança em torno do PMDB, que reúne amplo arco político em prol das pré-candidaturas de Dilma Rousseff (PT) a presidente e José Maranhão (PMDB) ao governo do estado.

Assim o fez após longo período de debates nas instâncias partidárias e por decisão de sua Comissão Política e seu Comitê Estadual, respaldado por encontro de lideranças, que reuniu 39 dos 41 membros de sua Direção, os mandatários eleitos em 2008, integrantes de cargos institucionais e representantes de 71 municípios paraibanos.

Essa é a posição de todos os comunistas paraibanos, construída coletivamente, conforme os nossos estatutos. Posição que será levada a referendum em sua Convenção Eleitoral em junho vindouro. Coerente com essa decisão, o PCdoB, ao decidir-se em apoio à pré-candidatura de José Maranhão, por razões éticas, pôs à disposição os cargos ocupados por seus integrantes na administração municipal de João Pessoa.

Ao fazer este comunicado, o PCdoB firma clara e definitivamente sua posição oficial, que é diretiva para todos os seus militantes e filiados. No entanto, o partido, através de seus organismos, se coloca à disposição para o debate interno, mesmo com aquele filiado mais omisso com suas obrigações estatutárias, mas que deseje, de boa-fé, acatando seus princípios e normas, contribuir para o fortalecimento partidário.

João Pessoa, 5 de abril de 2010.

Agamenon Travassos Sarinho

Presidente Estadual do PCdoB

 

Redação

 

Últimas notícias

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de JP

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026