A pesquisa Datavox que colocou o PBAgora como 2º colocado entre os portais de notícia mais lembrados pelos paraibanos, atrás apenas do G1, é, antes de tudo, uma vitória do bom jornalismo praticado com ética e respeito aos leitores.
O site foi lembrado por 2,9% dos paraibanos quando deparados à seguinte questão: “Qual o Portal e/ou Blog de notícias do estado da Paraíba você se lembra?”. Com esse percentual, ficou atrás apenas do G1 (14,4%) e Blog do Márcio Rangel (3,7%).
Entre os sites independentes, ou seja, que não possuem vinculação com nenhum conglomerado de mídia, é o 1º lugar na preferência do público. Deixou comendo poeira sites como Portal Correio e Paraíba.com.br, que são vinculados ao Sistema Correio de Comunicação e ao Sistema Arapuan de Comunicação, respectivamente.
Também mostrou que para se consolidar, não é necessário apelar para o jornalismo sensacionalista, com matérias de apelo sexual ou contendo violência explícita. Por esta razão que reafirmo que é uma vitória não apenas da equipe do site, a qual orgulhosamente faço parte na condição de editor-adjunto, mas do jornalismo das boas práticas – que respeita os leitores, as instituições e as personalidades citadas nas reportagens e colunas analíticas, sempre com o amplo direito ao contraditório.
Além disso, o ‘case’ do PBAgora demonstra, também, como é possível sobreviver no mercado do jornalismo digital apesar das mudanças tecnológicas que ocorrem quase diariamente, facilitando a entrada de concorrentes e “fragmentando” o monopólio de veículos que não souberam como reagir e impondo novos desafios e a pronta adaptação e aprendizado de toda a equipe.
Para concluir esta coluna comemorativa, alguns dados sobre o site: desde 2018, de acordo com o Google Analytics, o PBAgora tem mais de 3 milhões de acessos mensais. O site foi fundado em 2009 e completa no dia 31 de janeiro do ano que vem 13 anos com o pé na estrada.
Feliphe Rojas
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…