Categorias: Paraíba

PB registra 424 casos de abuso ou exploração sexual de menores

PUBLICIDADE

 Dados apontam que em seis meses na PB foi registrado 424 casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes

Um levantamento de dados dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), revelam a realidade de muitos jovens paraibanos. Entre janeiro e junho deste ano foram 374 casos de abuso sexual e 50 de exploração sexual, totalizando 424 ocorrências. Em todo ano passado foram registradas 526 casos de violência deste tipo, sendo 470 abusos sexuais e 56 casos de exploração sexual.

A técnica de referência estadual das ações estratégicas da SEDH, a assistente social Anna Paula Batista, explica a diferença entre os casos e avalia que os números mostram a mudança de comportamento em relação aos abusos.

“Abuso sexual é quando a criança sofre a violência sexual de forma pontual, não necessariamente rotineira. A exploração é quando a ocorrência faz parte da vida da criança, acontece mais de uma vez. As ocorrências mostram que hoje se tem entendido melhor o abuso e exploração como violação de direitos. Se denuncia mais porque se entende melhor que se trata de um crime”, disse.

Para a titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Infância e Juventude, Joana D’Arc Sampaio, além do aumento nas denúncias, há também crescimento no comportamento criminoso. “É verdade que as pessoas denunciam mais, têm mais coragem. Mas também há aumento nas ocorrências. Você veja o que tem acontecido em São Paulo, por exemplo, com casos de homens ejaculando em mulheres dentro dos ônibus, sem qualquer pudor. Isso mostra que os crimes de violação têm aumentado”, disse.

Em toda a Paraíba, entre janeiro e junho deste ano, Campina Grande foi a cidade que apresentou o maior número de violações de direitos das crianças e adolescentes, levando em consideração não somente abuso e exploração sexual, como também violência física, psicológica, entre outras. Foram 432 ocorrências, número que, sozinho, é maior que o registrado nas cidades que ocupam o segundo, terceiro e quarto lugar no triste ranking.

Em segundo lugar ficou o município de Ingá, localizado a 39 quilômetros de Campina Grande. Foram registradas 192 violações contra criança e adolescente naquela região. No mesmo período (janeiro-junho), Picuí registrou 117 casos e João Pessoa 101, ocupando, respectivamente, terceiro e quarto lugar. Nova Palmeira foi o 5º com maior volume de ocorrências, 94 no total.


Redação com dados do Creas

Últimas notícias

PT da Paraíba adia seminário e confirma reunião nacional para discutir eleições de 2026

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT-PB) anunciou, nesta terça-feira (3), o adiamento do seminário…

3 de março de 2026

Jhony Bezerra dá versão sobre os bastidores de sua exoneração da presidência da PB Saúde

O ex-secretário de Saúde da Paraíba e ex-superintendente da Fundação PB Saúde, Jhony Bezerra (Avante),…

3 de março de 2026

Homem é preso em Cacimbas suspeito de estupro de adolescente de 15 anos

A Polícia Civil da Paraíba cumpriu, na manhã desta terça-feira (3), um mandado de prisão…

3 de março de 2026

“Cada um arranja desculpas para poder justificar suas atitudes”, reage João após saída de Jhony da base

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reagiu a uma das justificativas apresentadas pelo ex-secretário…

3 de março de 2026

Mesmo aliado de Lucas, Galdino defende neutralidade de Lula no 1º turno na disputa pelo Governo da PB: “Mais sensato”

Apesar de ser apoiador do nome do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) na disputa pelo Governo…

3 de março de 2026

Taciano Diniz aposta em apoio de Bosco Carneiro e já diz contar com 33 assinaturas para TCE

O deputado estadual Taciano Diniz confirmou nesta terça-feira (3) sua candidatura a conselheiro do Tribunal…

3 de março de 2026